Browsing by Issue Date, starting with "2021-01-11"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Aprendizagem inclusiva da matemática: formação do professor para o trabalho com a inclusão no ensino fundamental IIPublication . Silva, Ailton Carvalho; Coelho, FátimaEste estudo objetivou analisar as formações inicial e continuada dos professores de Matemática do Ensino Fundamental II, bem como as metodologias utilizadas pelos profissionais em classes inclusivas, nas escolas públicas estaduais do estado de São Paulo. A partir de uma questão de investigação, delineou-se o objetivo geral, cuja proposta é analisar as formações, inicial e continuada dos professores de Matemática do Ensino Fundamental II, bem como as metodologias de ensino utilizadas por esses profissionais em classes inclusivas, nas escolas públicas estaduais do estado de São Paulo. Optou-se por uma pesquisa de natureza quantitativa, cujo instrumento utilizado para a recolha de dados foi o inquérito por questionário, e o tratamento das informações obtidas foi feito através do Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20.0 para Windows. Foram inquiridos 33 Professores. Concluiu-se que os professores têm consciência da lacuna existente em sua formação inicial, no que se refere aos professores conhecimentos e práticas pedagógicas sobre a educação inclusiva. Constatou-se ainda que os profissionais não se neguem à formação continuada, porém, precisam de tempo e espaço adequados para a efetivação dessa formação. Observou-se também que há uma preocupação latente, por parte dos professores, quanto à ausência de profissionais especialistas nas escolas, bem como a baixa participação das famílias dos alunos com deficiência. Em linhas gerais, os professores sugerem como medida prioritária para a superação das eventuais dificuldades que surgem no cotidiano escolar, à capacitação dos profissionais para o trabalho com alunos com deficiência.