Browsing by Issue Date, starting with "2021-01-05"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Prevalência de complicações técnicas e biológicas na reabilitação implanto-suportada em prótese cimentada: revisão sistemáticaPublication . Azevedo, Ariana Patrícia Gonçalves; Carvalho, AlexandrineObjetivos: Analisar as complicações técnicas e biológicas na reabilitação em prótese implanto suportada cimentada. Métodos: Foi elaborada uma revisão bibliográfica recorrendo às bases de dados informáticas da PubMed (utilizando a MeSH). Esta pesquisa foi sujeita a aplicação de critérios de inclusão e exclusão. Deste modo, apenas os artigos de revisão, meta-análise e estudos foram abrangidos. Resultados: Analisaram-se 5 revisões sistemáticas, 1 meta-análise e 1 revisão sistemática com meta-análise, comparando os dois tipos de retenção aparafusada e cimentada e as suas complicações técnicas e biológicas. Todos os parâmetros clínicos observados foram descritos. Conclusões: Após as conclusões obtidas podemos afirmar que a prótese implanto-suportada cimentada apresenta mais complicações biológicas e menos complicações técnicas.
- A violência sexual intrafamiliar contra a mulher: desafios para o trabalhador humanitárioPublication . Souza, Genoveva Florência de; Cardoso, João CasqueiraA violência de género é um fenómeno social que atravessa os tempos e que tem características semelhantes em qualquer tipo de civilização. Este modo de violência caracteriza-se pela sua transversalidade: tanto ocorre em países bastante desenvolvidos, como em países menos desenvolvidos. Manifesta-se entre os grupos sociais menos favorecidos, mas também entre os mais favorecidos. Por razões de ordem cultural, esta é uma área de maior dificuldade de investigação devido ao facto, inter alia, de haver uma menor sensibilidade social a esta forma de violência. A situação era e é de grande constrangimento social para a mulher que por vezes esconde o facto de ser agredida com receio do estigma social ou das represálias do marido sobre ela ou sobre os filhos. O desafio para o trabalhador humanitário junto de vítimas de violência doméstica passa por criar condições á quebra do ciclo da violência. A recuperação das vítimas passará sempre por estabelecer primariamente um contexto de segurança para parar a situação de violência e empoderar o desenvolvimento seguro da pessoa. Este projeto retrata o percurso percorrido por estas mulheres após a saída dos abrigos contra a violência de género, acompanhadas ou não pelos seus filhos. O interesse essencial do trabalho, para a ação humanitária, consiste não só em analisar situações particular, mas igualmente em salientando a falta de uma resposta intermédia de emergência existentes. Estas respostas são consideradas como fulcrais para que se pudesse transmitir às vítimas o conforto básico, e as condições para o seu desenvolvimento. O primeiro capítulo do trabalho incide sobre a caracterização do trabalho, dando a conhecer o que levou a estudar este tema em especifico e a sua pertinência; o capítulo dois incide sobre a estrutura de atendimento á vitima e os desafios enfrentados pelo trabalhador humanitário. Por último, procurou-se fazer uma reflexão sobre todo o percurso desenvolvido ao longo do trabalho, tentando sistematizar alguns aspetos que pareceram fulcrais, bem como referir as limitações deste estudo, e apresentar sugestões para futuras investigações.
- Técnica injetável versus estratificação convencional de resinas compostas - revisão bibliográficaPublication . Torres, Adriana Rosmaninho Maçães De Castro; Carvalho, AlexandrineObjetivo: Comparar a técnica injetável com compósito fluído em relação à técnica de estratificação convencional. Métodos: Esta revisão bibliográfica foi elaborada através da pesquisa de publicações científicas, com recurso à bases de dados informática PubMed (usando a MeSH). Esta pesquisa foi sujeita à aplicação de critérios de inclusão e exclusão. Foram apenas incluídos artigos de revisão, meta análises e estudos nos últimos cinco anos. Conclusões: A técnica de injeção pode ser uma alternativa à técnica convencional em certas situações clinicas. Cabe ao clínico, perante a situação que tem em mãos, recorrer a um ou outro procedimento consoante a sua destreza manual, tempo clinico, necessidade estética e tipo e quantidade de perda de estrutura dentária.