Browsing by Issue Date, starting with "2019-12-12"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Nervo lingual e lesões em procedimentos cirúrgicos: revisão narrativaPublication . Guedes, Rafael; Salgado, AbelO nervo lingual é um dos mais importantes nervos da cavidade oral, é ele quem providencia sensação geral à mucosa dos dois terços anteriores da língua, mucosa sublingual do pavimento da boca e da gengiva língual e a ele junta-se o nervo da corda do tímpano que providencia sensação de paladar. O nervo lingual encontra-se entre 2,28 a 16,8 mm abaixo da crista alveolar e 0,57 a 7,10mm mesialmente à tábua óssea lingual. Devido a sua localização anatómica variável torna-se difícil a realização de atos clínicos na zona circundante, zona esta que está sujeita com muita frequência a intervenções cirúrgicas. Sendo as principais causas de lesão as técnicas anestésicas, reabilitações e cirurgias. As diversas causas de lesão têm vindo a ser estudadas de forma a diminuir a probabilidade da sua ocorrência, principalmente no caso da extracção de terceiros molares mandibulares que é o ato cirúrgico que pode apresentar maior risco para o nervo lingual.
- Controlo de qualidade na indústria farmacêuticaPublication . Ferreira, Óscar Gaël Mendes; Barreira, SérgioCabe ao controlo de qualidade numa indústria farmacêutica a avaliação da qualidade do medicamento ao longo do processo de produção de forma a garantir a sua segurança e eficácia. Este controlo abrange todas as matérias-primas, o fabrico e o produto acabado. O controlo de qualidade é uma área essencial na indústria farmacêutica que deverá ter laboratórios próprios, independentes dos da produção e com pessoal especializado na condução de todos os testes a que o produto farmacêutico terá que ser sujeito. Este trabalho tem como objetivo perceber o estado da arte relativamente ao controlo de qualidade na indústria farmacêutica. Para tal, procedeu-se a uma extensa pesquisa bibliográfica, recorrendo a artigos científicos, normas internacionais, regulamentações europeias e farmacopeias. O presente trabalho faz uma perspetiva histórica sobre a necessidade de estabelecimento do controlo de qualidade na produção de medicamentos. Para que o medicamento tenha ou mantenha a sua qualidade superior, o seu fabrico e distribuição deverão obedecer às Boas Práticas de Fabrico, às Boas Práticas de Laboratório e às Boas Práticas de Distribuição, definidas pelas diretrizes europeias e mundiais. Até à sua comercialização, um medicamento é submetido a testes experimentais durante e após o fabrico, ensaios pré-clínicos e ensaios clínicos. Os ensaios de laboratório avaliam principalmente as propriedades físico-químicas do medicamento e são efetuados durante o desenvolvimento e fabrico do medicamento. O controlo em processo é uma monitorização e adaptação de processos de fabrico para que o produto esteja em conformidade com as especificações. Os materiais em processo deverão ser testados em termos de identidade, robustez, qualidade e pureza. A qualidade do medicamento comprovada pela sua eficácia e segurança garante a sua manutenção no mercado, a escolha por parte dos profissionais de saúde e por vontade do doente.
- Aplicações biomédicas do cérioPublication . Gomes, Sara Filipa Pereira; Ferraz, Maria PiaO cério é um dos 15 elementos químicos que compõem o grupo dos lantanídeos da tabela periódica. Na natureza, é considerado o metal mais abundante do seu grupo, de simples purificação e o segundo mais leve dos lantanídeos. Estas e outras características suscitaram interesse a diversas indústrias que começaram a explorar as suas propriedades. Ao longo dos anos, o cério tem-se tornado um elemento muito promissor nas áreas da biologia e da medicina. O nitrato de cério tem exibido uma significativa capacidade de inibir o crescimento de certos microrganismos, e desta forma, torna-se vantajoso incluí-lo em dispositivos médicos para a prevenção de infeções provocadas por cateteres. Além disso, este sal, também está disponível como adjuvante ao creme sulfadiazina de prata para o tratamento tópico de queimaduras extensas, necroses complicadas e úlceras venosas. O iodeto de cério tem sido amplamente estudado com o intuito de induzir o encolhimento de tumores. A aplicação biológica de nanopartículas de óxido de cério começou a ser pesquisada no início do século XXI, devido ao seu carácter antioxidante. O presente trabalho é elaborado com o recurso a diversas vias de informação, e assim, expõe uma perspetiva histórica baseada em várias evidências científicas relacionadas com as propriedades e aplicações do cério na área da biomedicina.
- Influência dos tipos de preparações em restaurações dento-suportadasPublication . Pinto, Pedro Miguel Sequeira; Ribeiro, Paulo SoaresA reabilitação oral com recurso a prótese fixa é uma solução cada vez mais utilizada pelos médicos dentistas. Deste facto advém a necessidade de preparar o dente para receber a restauração. Desde a decisão do tipo de preparação dentária a usar e localização da linha de terminação, existe um estudo das condições e possibilidades do caso. É então fundamental perceber quais são as situações nas quais se aplica cada tipo preparação, baseado na evidência científica, por forma a obter o sucesso clínico. Deste modo, torna-se indispensável o conhecimento sobre a influência de cada um destes tipos, nomeadamente nos parâmetros periodontais – índice de placa, índice gengival, profundidade de sondagem e hemorragia à sondagem – e a consequente resposta histológica tecidular.