Browsing by Issue Date, starting with "2019-10-21"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A experiência do acesso aberto e do auto-arquivoPublication . Gouveia, Luis BorgesEstrutura da apresentação 1.Nota prévia 2.O acesso aberto e licenças 3.O auto-arquivoe repositórios 4.Impacte do acesso aberto 5.A experiência pessoal: *TRS 6.As coleções *TRS 7.Uso e exploração 8.Vale a pena?
- Um tempo renovado para a sociedade da informaçãoPublication . Gouveia, Luis BorgesPor uma Cultura Digital - um tempo renovado para a Sociedade da Informação O digital é jáuma certeza no contexto atual, muito dificil de dissociar da realidade analógica. Para quase tudo o que fazemos, podemos fazer, por uso e exploraçãodo digital. Essencialmente, o digital permite redefinir a nossa relação com o espaço e o tempo e com os outros –dimensão social. O impacte é tão grande nas vidas das pessoas e organizações, que cada um de nós, se vê forçado a alterar comportamentos e a integrar o digital no seu dia a dia, independentemente do nosso estatuto. Esta “nova” realidade tem proporcionado mais fugas que integraçõese este é um dos aspetos críticos do que irá constituir a cultura digital (enquanto resultado de uma resposta coletiva). Este é o pontode partida para a discussão da cultura digital e o que esta pode significar para a qualidade de vida e das experiências individuais no trabalho, no lazer e na aprendizagem, num tempo de renovação para a Sociedade da Informação.
- Características, diagnóstico e tratamento da hiperplasia condilar mandibular: revisão narrativaPublication . Rosenbach, Gabriella; Moreira, TelmoA hiperplasia do côndilo mandibular é uma patologia complexa que causa sérias alterações na função oral e estética facial. É uma doença que frequentemente se apresenta na segunda ou terceira década de vida, resultante do crescimento vertical e/ou horizontal excessivo do côndilo mandibular. A classificação dos diferentes tipos de hiperplasia condilares pode diferir dependendo dos autores. Igualmente, diferentes critérios são utilizados para auxiliar no diagnóstico correto desta patologia que por sua vez é fundamental para determinar a terapêutica e o momento adequado do tratamento. Uma revisão narrativa foi realizada para analisar e discutir os diferentes protocolos de tratamento apresentados na literatura. A condilectomia (alta ou proporcional) pode ser usada como a terapêutica de tratamento e parece ser um procedimento seguro e eficaz, sem causar sequelas articulares funcionais. Essa técnica permite alcançar os principais objetivos do tratamento, que são eliminar o agente patogênico, impedir a progressão da doença e equalizar o ramo mandibular e a altura facial posterior. A literatura atual indica grandes variações quanto ao uso de diferentes exames de diagnóstico e tempo ideal desta intervenção. Assim, são necessários mais estudos para esclarecer quando a intervenção cirúrgica será mais eficaz e oportuna, e sobre qual será a quantidade de osso a excisar na operação.