Browsing by Issue Date, starting with "2019-07-12"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A influência do uso da laserterapia de baixa intensidade após exodontia dos terceiros molares mandibularesPublication . Mendes, Betina Dias; Salgado, AbelIntrodução: A exodontia do terceiro molar inferior é o procedimento cirúrgico mais realizado no quotidiano clínico dos cirurgiões orais e médicos dentistas. Porém o pós-operatório inerente a esta cirurgia apresenta dor, edema e trismo. Assim, é conveniente utilizar métodos para tentar controlar esses sintomas resultantes do trauma cirúrgico. O laser tem se tornado um dos maiores avanços tecnológicos já vistos, uma vez que são instrumentos capazes de depositar energia luminosa nos tecidos com grande precisão. Atualmente, é bastante utilizado em diversas áreas. A laserterapia de baixa intensidade é caracterizada pela sua habilidade de induzir processos fotobiológicos atérmicos e não destrutivos. Contudo, a literatura apresenta resultados clínicos variados relativamente à eficiência da laserterapia baixa de intensidade após extração dos terceiros molares mandibulares. Vários relatos na literatura têm mostrado resultados satisfatórios em relação à diminuição da dor, edema e trismo no pós-operatório. Objetivos: Verificar a possível influência da laserterapia de baixa intensidade na redução dos níveis da dor, edema e trismo, após exodontia dos terceiros molares mandibulares. Métodos: Apresente revisão sistemática da literatura foi realizada na Medline (PubMed). Para a inclusão dos artigos foram estabelecidos os seguintes critérios: ser um ensaio clínico quase randomizado e randomizado com mais de 20 participantes, o idioma foi restrito ao inglês e o período da publicação entre 2009 e 2018. Foram também consultados dois livros; “Lasers in Maxillofacial Surgery and Dentistry“;”Handbook of Low-Level Laser Therapy”. Resultados: Foi encontrado um total de 256 artigos na base de dados Medline (PubMed) e selecionados de acordo com o protocolo PRISMA. Dos potenciais estudos identificados, 227 foram excluídos após a leitura dos títulos e resumos, restando 29 artigos para serem lidos na íntegra. Destes, 10 foram selecionados para esta revisão. A Tabela 1 apresenta as características da amostra. Os critérios de elegibilidade foram dor, edema e trismo. Dos 10 artigos selecionados, 1 artigo foi inconclusivo em todos os três critérios, 6 artigos mostraram melhora significativa referente ao edema, e 6 artigos mostraram redução significativa da dor. De referir, apenas 3 artigos tiveram melhora estatisticamente significativa no trismo. Conclusão: Existem diferenças entre a eficácia do LLLT e a localização da sua aplicação. Posto isto, mais estudos com diferentes tipos de laser e parâmetros de aplicação, distintas potências e comprimentos de onda, tempo e modo de aplicação e testes mais objetivos para comparação da dor, são necessários para investigar o real efeito da sua utilização.
- Implantes ultra curtos na zona posterior da maxilaPublication . Castro, Ana Beatriz da Cunha Valença de; Guimarães, MiguelA reabilitação da maxila posterior através de implantes apresenta vários obstáculos, nomeadamente pouca altura óssea residual, pneumatização do seio maxilar e baixa densidade óssea. Implantes de menor comprimento foram desenvolvidos a fim de dar solução a estas situações. Para compensar as reduzidas dimensões, melhoras na macro e microgeometria se fizeram necessárias. O objetivo deste trabalho foi verificar a viabilidade do uso de implantes ultra curtos (≤ 6,5 mm) na zona posterior maxilar. Foi realizada uma revisão bibliográfica de dados recentes da literatura a respeito de fatores mecânicos, biológicos, protéticos e taxas de sucesso. Os implantes ultra curtos podem ser utilizados como uma alternativa às cirurgias de aumento ósseo associadas a implantes longos, com desfechos semelhantes. Estes representam uma opção minimamente invasiva, com menores custos e tempo global de tratamento, para além de menor morbilidade. Porém, ainda há poucos dados de acompanhamento a longo prazo.
- Revascularização pulparPublication . Palma, Francesco; Martins, AlexandraDiversos tratamentos foram propostos para o tratamento de dentes permanentes imaturos com polpa comprometida, incluindo apexificação com Ca(OH)2 ou de criação de uma barreira apical com MTA. Contudo, estes não permitem a continuação do desenvolvimento radicular. A revascularização pulpar permite o espessamento da dentina radicular e o estabelecimento de uma correta morfologia apical, assim sendo, tornou-se parte dos tratamentos endodônticos em caso de dentes permanentes imaturos com polpa comprometida. No entanto, as análises histológicas sugerem que são necessários mais estudos para melhorar a previsibilidade dos resultados e para entender a fundo as interações biológicas entre células estaminais, scaffolds e fatores de crescimento. O objetivo deste trabalho é a avaliar o estado do conhecimento atual, entender as limitações e avaliar qual o melhor protocolo clínico. Na realização desta revisão narrativa foi efetuada uma pesquisa bibliográfica utilizando as bases de dados online Pubmed e Google Scholar incluindo apenas publicações de língua inglesa.