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- A cronicidade da valvopatia: aspectos psicológicos na escolha da prótese valvularPublication . Pereira, Vanessa Rosa; Silva, IsabelA valvopatia é caracterizada como uma doença crônica cujas características podem-se refletir em limitações fisiológicas, psicológicas e sociais, dada a indispensabilidade de extenso controle e cuidado, assim como a possibilidade de novas intervenções cirúrgicas futuras. Esta dissertação encontra-se organizada em três artigos, um de revisão sistemática da literatura, um relativo à construção de ferramentas de avaliação e um relativo ao estudo empírico conduzido, com vista a analisar as variáveis que estão associadas à escolha do tipo de válvula em pacientes com proposta de cirurgia cardíaca de troca valvular. O artigo de revisão sistemática da literatura, descreve o impacto do perfil psicossocial na escolha da prótese valvular, bem como as reações psicossociais dos pacientes valvopatas. Conclui-se que, de um modo geral, tanto na perspectiva do doente como do profissional, fatores como idade, sexo, localização geográfica, expectativa de vida e aspectos socioeconômicos afetam a escolha da prótese valvular. Os impactos emocionais parecem decorrer essencialmente da severidade da doença (presença e gravidade dos sintomas) e não da presença da doença em si. Quanto à escolha da prótese, pacientes que usam prótese mecânica apresentam maior nível de ansiedade quando comparados com os usuários de bioprótese. O segundo artigo, apresenta o processo de construção e análise psicométrica de um questionário para avaliação da percepção da compreensão do adoecimento, da capacidade para lidar com essa situação e da responsabilidade no processo decisório. O terceiro artigo apresente o estudo empírico conduzido, no qual se adotou uma metodologia mista com objetivo de investigar as variáveis que estão associadas à escolha do tipo de válvula em pacientes com proposta de cirurgia cardíaca de troca de válvula e avaliar a presença de sintomas de ansiedade e depressão em pacientes valvopatas com indicação de tratamento cirúrgico. 44 pacientes com doença valvular com indicação para cirurgia de troca de válvula responderam a um questionário sociodemográfico e clínico, à Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão Hospitalar e ao questionário Capacidade de Enfrentamento e Responsabilidade na Escolha Prótese Valvular. Os resultados encontrados apontam que 59,1% (n=26) optaram por prótese mecânica e 40,9% (n=18) para prótese biológica, 66% dos participantes decidiram sua prótese e 34% delegaram a decisão. Não há diferença significativa considerando diferentes gêneros, estatuto socioeconômico e escolaridade. Porém, os doentes que escolhem bioprótese apresentaram uma média de idade mais elevada. Os resultados do presente estudo mostram-se relevantes para a prestação de cuidados psicossociais mais ajustados
- A Publicidade nas Olimpíadas de 2016Publication . Camargo, Eliz Cristina Junqueira; Galhardo, AndreiaAs olimpíadas trouxeram a possibilidade de engrandecimento aos olhos do mundo com base no desempenho esportivo. No entanto, com o passar do tempo, adquiriram um caráter cada vez mais comercial e político. Devido aos esportes terem estabelecido um profundo vínculo com as pessoas individualmente e com a sociedade em geral, passaram a ser atraentes para a economia e para as mídias. Com isso, os eventos esportivos começaram a ser explorados. Isso fez com que adquirissem um impacto econômico, o que levou a sua utilização pelos canais de publicidade. Dessa forma, eventos como as Olimpíadas de 2016 tornaram-se focos de investimentos para muitas áreas e objeto do interesse de muitas empresas que utilizaram a publicidade para venderem e melhorarem suas imagens. Em meio a esse contexto, este trabalho teve por objetivo uma análise, à luz da Semiótica, de como a publicidade se relaciona com a cultura e com o desporto, por meio da compreensão de como os apelos e valores sociais foram apropriados pelo discurso publicitário na comunicação desportiva das Olimpíadas Rio 2016. Para atingir tal propósito, a pesquisa constituiu-se em um estudo interpretativo com a abordagem teórica qualitativa e quantitativa simples. O instrumento de coleta de dados da pesquisa foi a análise de peças publicitárias, em duas revistas de grande circulação no Brasil, em que os dados foram processados por meio do método de análise de conteúdo. Diante dos resultados, concluímos que o desporto, sendo uma prática corporal organizada em conformidade com a identidade social humana e vinculada não só aos valores do esporte, mas também aos valores que nele são refletidos e gerados pelos indivíduos a partir dos significados que estes atribuem a tal prática, funciona como um espelho da sociedade assim como a publicidade e esta, por sua vez, tem no desporto um apelo, ou melhor, um forte argumento persuasivo, uma vez que o esporte agrega tanto valores da sociedade como do próprio esporte.