Browsing by Issue Date, starting with "2019-02-26"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Perceção dos educadores de infância acerca do uso da comunicação aumentativa e alternativa com crianças com perturbação do espectro do autismoPublication . Mendes, Ana Rita Monteiro; Peixoto, Vânia; Costa, AnaA maioria das crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) apresentam dificuldades na participação e envolvimento nos contextos de vida diária, resultado dos défices a nível da comunicação social acarretados no diagnóstico desta perturbação do neurodesenvolvimento. Esta população beneficia com o uso de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), com o intuito de colmatar as poucas oportunidades de participação no contexto e com diferentes parceiros de comunicação, assim como potenciar o desenvolvimento da comunicação e linguagem. Nesse sentido, o contexto educativo é um meio ideal para proporcionar as interações sociais, as oportunidades de comunicação e a inclusão da criança. Partindo desses pressupostos, achou-se pertinente realizar um estudo com o objetivo de caracterizar o uso da CAA pelos educadores de Infância com crianças com PEA, bem como conhecer a perceção destes participantes acerca do uso da mesma. Para tal foi elaborado e usado um questionário de autopreenchimento e divulgado online. A amostra do estudo é composta por 50 educadores de infância a exercer em Portugal, com experiência na PEA e com conhecimento da CAA. Os resultados demonstraram que os educadores de infância não usam na sua totalidade a CAA em crianças com PEA, e foram identificaram fatores essenciais para o sucesso da utilização da CAA, nomeadamente, a formação, o trabalho colaborativo, o envolvimento dos pais/família, o uso da CAA em todos os contextos e com todos os interlocutores.