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- O impacto das novas tecnologias no processo de decisão de compra: o caso das redes sociais e os produtos turísticosPublication . Barros, Rafaela; Salazar, Ana; Cardoso, Carla PintoO tema desta dissertação é o impacto das novas tecnologias na no processo de decisão de compra e o caso das redes sociais e dos produtos turísticos. O objetivo principal deste trabalho é aferir a influência das redes sociais no processo de compra do consumidor. São ainda definidos os seguintes objetivos específicos: • Aferir a influência da comunicação das redes sociais nas diversas fases do processo de compra do consumidor. • Aferir a influência das fontes pessoais usadas nas redes sociais no processo de compra do consumidor. • Aferir a importância relativa das diversas redes sociais no processo de compra do consumidor. • Aferir se existem diferenças da influência das diversas redes sociais em termos de dados sociodemográfico. Em termos metodológicos, este trabalho segue um design descrito, através da aplicação de questionários a uma amostra não probabilística por conveniência de turistas. As principais conclusões apontam que as redes sociais não só influenciam o processo de decisão de compra do consumidor como são usadas frequentemente no processo de compra. Verificou-se também que o Facebook é considerado o mais importante e de seguida o Instagram. Conclui-se também que não há diferenças quanto ao género, que há diferenças quanto à influência da rede social na idade: a faixa 51-69 que sofre mais influência do Facebook e do Instagram (relativamente à faixa (31-50), a faixa 21-30 sofre maior influência do Instagram do que a faixa 41-50.