Browsing by Issue Date, starting with "2018-10-22"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A prática instrumental orff como contributo para a inclusão dos alunos com perturbação espetro do autismo: estudo de casoPublication . Gama, Maria Elisabete Matos da; Costa, AnaA presente investigação debruçou-se essencialmente em compreender de que modo a prática instrumental Orff, inclui os alunos com Perturbação do Espetro do Autismo nas aulas práticas de Educação Musical. Participaram neste estudo de caso, um aluno com Perturbações do Espetro do Autismo, integrado num grupo de 9 alunos do segundo ano, durante o ano letivo 2017/2018, num horário extraletivo, criado propositadamente para a realização deste estudo. Foram aplicados três testes sociométricos. Relativamente ao teste sociométrico 1, empregue da 3ª à 10ª sessão com duas partes: uma para preencher no início de cada sessão e a 2ª parte no fim de cada sessão. No que concerne ao teste sociométrico 2, foi aplicado semanalmente, ao longo de sete semanas (a partir da 3ª à 10ª sessão). No que diz respeito ao teste sociométrico 3, este foi aplicado antes de iniciarem as sessões e no final das 10 sessões. Foram também realizadas 10 sessões práticas de música com recurso ao Instrumental Orff, grelhas de observação direta e uma entrevista final aos alunos participantes. Ao longo das dez sessões, o trabalho foi seccionado em etapas: A 1ª etapa, refere-se às duas primeiras sessões, onde houve um trabalhado individualizado com a criança A1. Relativamente à 2ª etapa, foram inseridas três crianças, A2, A3 e A4 que, conjuntamente, trabalharam com A1 ao longo da 3ª e 4ª sessões. Na etapa número 3, referente à 5ª e 6ª sessões, entraram mais três crianças, perfazendo assim 7 elementos. Por fim, a última etapa (4ª), calendarizada para a 7ª, 8ª, 9ª e 10ª sessões, foi realizada com todos os elementos - A1 A2, A3, A4, A5, A6, A7, A8, A9 e A10. Concluiu-se que a Prática Instrumental ORFF é uma mais-valia para a inclusão dos alunos com Perturbação do Espetro do Autismo, dado que ao longo das sessões foi notório o crescimento do à-vontade e da interação entre todos os elementos do grupo. Os jogos musicais e o trabalho musical Orff desenvolvidos contribuíram para aprimorar o desenvolvimento pessoal e social do aluno com PEA mas também dos colegas que participaram, ampliando a compreensão e o respeito entre eles, e concomitantemente proporcionando uma convivência harmoniosa. A música conseguiu atenuar e superar consideravelmente algumas barreiras apresentadas inicialmente.
- Protocolo Inferior com carregamento imediato na região anterior da mandíbulaPublication . Sá, Andrea de Castro Saldanha Valporto deEsta revisão bibliográfica tem como objetivo abordar o desenvolvimento da carga imediata sobre implantes osseointegráveis na região anterior da mandíbula, identificando os fundamentos básicos para a osseointegração e as vantagens do protocolo de uma única fase cirúrgica. Para o alcance da osseointegração, requisitos básicos são fundamentais, como adequada seleção de pacientes, a precisão da técnica cirúrgica, número e design dos implantes, a estabilidade primária, união rígida dos implantes, o controle dos micromovimentos, a instalação passiva da prótese e uma oclusão bem definida. Foi possível concluir, baseado nos estudos encontrados, que existem altas taxas de sucesso nos resultados do tratamento do edentulismo total, na técnica de carga imediata, sendo observado diversas vantagens como função mastigatória imediata, redução de custos e tempo de tratamento, possibilitando maior rapidez na reabilitação oral e devolvendo melhores condições psicossociais aos pacientes.
- Objetivos de desenvolvimento do milénio: sucessos e fracassosPublication . Folha, Verônica Couto dos Santos; Campelo, ÁlvaroA Declaração do Milénio foi um marco no início dos anos 2000, a qual sintetizou as principais propostas das cimeiras das Nações Unidas dos anos de 1990. A Declaração elencou os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, os quais são metas de melhoria nos diversos domínios do desenvolvimento humano, para todos os países que conceberam a Declaração do Milénio. Todavia, tendo em conta a existência de uma grande diversidade dos Estados que aderiam a Declaração do Milénio, se levanta uma questão sobre a suposta universalidade dos direitos humanos dos ODM, os quais poderiam gerar uma incompreensão e inadequação à peculiaridades destes grupos. O presente estudo pretende caracterizar os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, concebidos pelas Nações Unidas em 2000, a fim de examinar se suas propostas e metas são eficazes quando aplicados a regiões e grupos distintos, podendo ser realizáveis sem detrimento de suas peculiaridades. Afinal, cada cultura detém suas especificidades, e respeita-las é igualmente um direito humano.
