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- Representações sobre a aquisição da língua inglesa por estudantes brasileiros surdos: um estudo exploratório e fenomenológicoPublication . Silva, Jorge Adriano Pires; Marinho, Susana; Rocha, JoanaA percepção acerca da surdez e, por conseguinte, dos sujeitos surdos se mostrou bastante dissonante ao longo da história. Iniciando-se por uma fase de exclusão total e passando-se por tentativas de consideração desses sujeitos a uma inclusão integral e significativa, muitos caminhos já se percorreram no que diz respeito às abordagens de ensino-aprendizagem de tal alunado. De forma especial, nesta pesquisa versamos sobre a percepção de sujeitos surdos acerca da aquisição de língua inglesa como LE/L3 do ponto de vista exploratório e fenomenológico. Para tanto, procuramos delinear objetivos que nos levassem a tais representações, os quais podem ser citados: em geral, analisar o processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa por estudantes surdos no Brasil; descrever, através de revisão da literatura, as metodologias de ensino de língua inglesa em escolas regulares inclusivas com alunos surdos; analisar a percepção de estudantes surdos sobre as metodologias de ensino-aprendizagem dessa língua; compreender o nível de motivação de estudantes surdos que se encontram a aprender inglês como L3 em classes não bilíngues. Conduzimos um estudo de natureza qualitativa em duas escolas regulares inclusivas da rede pública na cidade de Altamira, no estado brasileiro do Pará, que possuíam alunos surdos matriculados nos níveis de ensino cujos currículos contemplassem a disciplina de inglês. Dessa forma, duas participantes surdas forneceram elementos, por meio de suas sequências discursivas, para a composição do corpus deste estudo; isso aliado a observações nas salas das referidas alunas e a documentos disponibilizados pelos agentes educacionais envolvidos. A presente pesquisa é fundamentada, principalmente, em autores, como Maingueneau (1997, 2008), Authier-Revuz (2004), Moscovici (2013) e Charaudeau (2017), os quais à luz da escola francesa de Análise do Discurso, no caso dos dois primeiros, os dados foram analisados sob o viés da interdiscursividade, assim como no cerne das representações sociais especialmente no que diz respeito aos imaginários sociodiscursivos teorizados pelos dois últimos autores respectivamente. Por meio do lugar de fala proporcionado às participantes do estudo, foi possível perceber a evidência de um ethos discursivo crítico e conflitante por parte das alunas no que se refere ao ensino de inglês, uma língua estrangeira oral para alunos não ouvintes, ao posicionarem-se acerca do real, representado pela educação regular inclusiva assegurada por direito, ou seja, situação na qual se encontram e do ideal, simbolizado pela abordagem bilíngue de ensino também conquistada legalmente, mas pela qual elas atualmente não são contempladas.