Browsing by Issue Date, starting with "2018-06-29"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Gestão Escolar Democrática: uma intervenção no contexto escolar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Zé Doca, Maranhão, BrasilPublication . Costa, Edna Maria Mendes Pinheiro; Ventura, TerezaO estudo sobre Gestão Escolar Democrática, como elemento indispensável ao contexto do cotidiano das instituições de ensino, atualmente, vem ganhando espaço no campo educativo, contribuindo assim com a construção de uma educação de mais qualidade, pautada numa gestão mais voltada à autonomia, à descentralização de poder e principalmente na formação de cidadãos mais humanizados, críticos e reflexivos. Com base na literatura consultada sobre o tema em foco e no estudo empírico realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, Campus Zé Doca, a presente dissertação objetiva entender o processo de Gestão, identificar aspectos de como se dá essa gestão e apresentar um projeto de intervenção para uma possível implementação na gestão do referido campus, e assim contribuir de forma significativa para uma gestão mais democrática, mais participativa. A metodologia de projeto foi suportada na realização de entrevistas direcionadas a quatro segmentos representantes da comunidade acadêmica: Direção (1 diretor geral, 1 diretor de desenvolvimento educacional e 1 diretor de administração e planejamento); Professor (5 professores), Técnico (5 técnicos administrativos) e Alunos (5 alunos). Sob a perspectiva desses agentes educativos, os dados coletados partiram de questões referentes à gestão no IFMA Campus Zé Doca, abordando as seguintes categorias: Representações sobre a gestão democrática, gestão democrática e a função social da escola; Representações sobre comunicação e relações interpessoais na gestão democrática; Representações sobre qualidade na educação e gestão; Representações sobre a participação da comunidade externa na gestão democrática; Representações sobre tomadas de decisões; Representações sobre políticas de inclusão na gestão democrática e Representações sobre formação continuada aos profissionais da educação. Os resultados apontaram que, neste Campus, o trabalho para o alcance de uma gestão democrática é muito presente, existem muitos aspectos no ensino, pesquisa e extensão que já contemplam uma gestão de qualidade na produção de conhecimentos, no entanto, ainda se faz necessário projetos de implementação que venham dar maior consistência nas ações compartilhadas e pertinentes ao ensino aprendizagem como um todo. Dessa forma, este trabalho sinaliza o fortalecimento do processo democrático, construindo e reconstruindo o trabalho coletivo para as tomadas de decisões positivas face às questões relacionadas à organização escolar neste campus.
- Gestão escolar e avaliação formativa da aprendizagem: uma proposta de intervenção no IFMA/Campus Zé DocaPublication . Gomes, Vera Rejane; Ventura, TerezaO presente estudo discutiu a avaliação formativa da aprendizagem como uma das formas de contribuir para o acompanhamento das atividades promovendo a progressão contínua na aprendizagem do aluno, com o auxílio da autoavaliação, feedback, estratégias diversificadas, mostrando a importância da avaliação para fins de orientação, planejamento e replanejamento do ensino, gerando assim, uma integração entre ensino, aprendizagem e o autodesenvolvimento dos alunos na sala de aula. Esta pesquisa teve como objetivo compreender a atuação dos gestores frente às práticas avaliativas dos professores das Ciências Exatas e Humanas quanto à avaliação da aprendizagem como processo formativo no Ensino Médio Técnico Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA/Campus Zé Doca, Maranhão, Brasil. Durante a pesquisa optou-se por utilizar uma metodologia de trabalho qualitativa de caráter descritivo-interpretativo. Os procedimentos utilizados para a análise e coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas, realizadas a gestores e professores do IFMA/Campus Zé Doca. Após a análise e interpretação dos dados, percebeu-se que os entrevistados vêem a avaliação da aprendizagem como de grande relevância na educação. Os gestores e professores destacam a necessidade de variar as estratégias frente às práticas avaliativas na sala de aula, focando no desenvolvimento do percurso escolar do aluno se utilizando da autoavaliação pelo aluno, pelo professor e pelos gestores; a prevalência do feedback contínuo pelo professor e a reinvenção metodológica(currículo inovador), no sentido da execução da avaliação da aprendizagem mais formativa, mesmo com a existência na educação dos aspectos quantitativos presentes no ensino e na aprendizagem (avaliação diagnóstica e sumativa). Durante o desenvolvimento da pesquisa, foi possível inferir que os entrevistados compreenderam o ensino, a aprendizagem e a avaliação como processos intrínsecos à educação. Entretanto, constatou-se que há a necessidade de discussões mais aprofundadas sobre as diferentes funções da avaliação, de onde decorre a proposta de intervenção feita pela pesquisadora, que se espera irá ajudar no aprofundamento da avaliação como processo formativo.
- A criatividade como recurso à transposição didática interna: fatores inibidores no ambiente escolarPublication . Michelotto, Carolina Machado; Ventura, TerezaEste trabalho de investigação-ação foi realizado em uma escola de Ensino Fundamental brasileira. Sua intenção foi pesquisar de forma qualitativa a criatividade no momento da transmissão de conhecimentos do professor ao aluno (transposição didática interna), além de atingir alguma mudança na comunidade escolar do estudo. Para isso criou-se um mecanismo dividido em três ciclos de trabalho, contendo os seguintes instrumentos para levantamento de dados: inquéritos por questionário com professores, observação direta durante reuniões de planejamento de professores e focus group com alunos. Verificou-se que os professores compreendem a importância da criatividade e desejam ter maior espaço para o seu desenvolvimento. O maior fator motivador para eles é fazer progresso no próprio trabalho, verificando o aprendizado do aluno. Por outro lado, enfrentam insegurança, medo de errar e principalmente grande dificuldade em lidar com o tempo e o excesso de conteúdos. O trabalho gerou resultados positivos no ambiente escolar, pois as professoras passaram a adotar atitudes mais confiantes durante o planejamento, sugerindo atividades novas e demonstrando satisfação quando as ideias surgiam. No focus group, os alunos relataram, com apreciação positiva, diversas atividades que foram criadas durante as reuniões, significando que foram colocadas em prática e tiveram validade.
- Prevenção e tratamento da mucosite oral induzida pela radioterapia exclusiva ou associada a quimioterapia em pacientes com câncer de cabeça e pescoçoPublication . Marinho, Daniella LopoA mucosite oral é uma complicação comum e dose-limitante do tratamento oncológico, no entanto medidas de prevenção e tratamento desta complicação ainda não estão bem estabelecidas. Este estudo objetivou expor evidências científicas sobre esta abordagem. Na elaboração deste trabalho foi realizada uma revisão de literatura, com a busca de artigos nas bases de dados: Bireme, Medline, Pub-Med, SciELO, B-on. Encontrou-se que, em uma situação ideal, os cuidados por parte do médico dentista devem iniciar desde antes do tratamento oncológico, com orientações acerca de hábitos e dieta indicada, instruções e intervenções na saúde oral e aplicação de medidas preventivas; durante o tratamento oncológico, com a administração de terapias locais e ou sistêmicas; e após o tratamento. Desta forma, torna-se possível evitar ou reduzir a ocorrência da mucosite oral, contribuindo assim à continuidade e sucesso do tratamento oncológico.
