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- Bioatividade de desperdícios alimentaresPublication . Santos, Joana Filipa Morais; Silva, Carla Sousa eO conceito de sustentabilidade resume-se à noção de desenvolvimento económico, social e ambiental, de forma a não provocar danos significativos ao ambiente e aos recursos naturais existentes. Nos dias de hoje, o crescimento da população é uma das questões mais preocupantes, sendo indispensável repensar o problema dos desperdícios originados pelas indústrias agroalimentares. Anualmente, estas indústrias desperdiçam toneladas de resíduos que pouca ou nenhuma utilização têm. Contudo, grande parte destes desperdícios alimentares contém quantidades consideráveis de compostos bioatividade, cuja atividade pode ter diversas aplicações, sendo de destacar a produção de nutracêuticos. As indústrias agroalimentares produtoras e/ou transformadoras de azeite, vinho, café e castanha geram uma grande quantidade de resíduos alimentares potencialmente atrativos para outras indústrias, que os podem reutilizar com vista a aumentar a sua produtividade e lucro. Tendo em conta este problema, este trabalho de conclusão de ciclo tenta mostrar a importância do reaproveitamento dos resíduos alimentares com maior expressão a nível económico, ambiental e social. Dados as características químicas e os efeitos benéficos que estes resíduos alimentares podem causar à saúde humana, a sua reutilização para a formação de novos produtos pode ser vantajosa para as indústrias farmacêuticas, cosméticas e alimentares.
- Alunos com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) e Bullying em contexto escolarPublication . Barros, Cecília Georgina Domingues Gonçalves; Marinho, SusanaEste trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação – Educação Especial da UFP. Neste estudo, abordou-se a problemática atual do fenómeno do Bullying em contexto escolar, associado a jovens com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), nomeadamente Autismo de Funcionamento Elevado (AFE) vulgarmente designado Perturbação de Asperger. Considerando as suas características e a revisão da literatura, estes alunos parecem estar expostos a maior risco de vitimação pelos pares. É, assim, essencial refletir sobre estratégias preventivas e reabilitativas face a esta problemática, para que sejam adaptadas aos jovens com PEA (AFE) e favoreçam a sua inclusão ao nível do contexto global escolar. Para delinear uma intervenção realizou-se um estudo empírico, com metodologia qualitativa, utilizando a técnica da entrevista. Este estudo foi realizado numa Escola Básica e Secundária da região do Minho, numa turma do 3ºciclo (9ºano) que integra um aluno com PEA (AFE) e, previamente sinalizado pela Direção do Agrupamento, como envolvido no fenómeno do Bullying. Entrevistou-se os diferentes elementos da comunidade escolar que lidam diretamente com a turma participante no estudo e a problemática em questão: Adjunto do Diretor da escola, Docente/Diretor de Turma, Psicólogo, Professor de Educação Especial, Assistente Operacional, pais, e alunos, incluindo o aluno com PEA. Procurou-se ainda informação complementar sobre a temática junto do Presidente da Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger. Os resultados encontrados indicam que os diferentes participantes têm conhecimento/consciencialização do Bullying e da especificidade das PEA (AFE), demonstrando ter experiência com este tipo de situações, nas quais adotam um papel interventivo de forma cooperativa, exceto no caso dos colegas de turma que não têm perceção da especificidade destes alunos. Concluiu-se também a opinião comum de todos os participantes sobre o maior risco de vitimação de Bullying dos alunos com PEA (AFE). Verificou-se que as estratégias preventivas e reabilitativas implementadas na escola em estudo têm a ver essencialmente com a realização de reuniões e ações de formação com os vários elementos da comunidade educativa.