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- O impacto das perturbações dos sons da fala na vida quotidiana da criançaPublication . Ramos, Mariana Franco dos; Rocha, Joana; Santos, LuísA fala é um modo verbal-oral da comunicação e realiza-se através da produção e articulação de sons, no entanto, esta competência não progride normalmente para um número considerável de crianças dando origem a perturbações da fala (Bernstein e Tiegerman, 1993; Lima, 2009; Beitchman e Browlie, 2010). A ASHA (2003) recomenda que se utilize, então, o termo Speech Sound Disorders, i.e., Perturbação dos Sons da Fala (PSF) nestes casos. As PSF são uma das áreas de intervenção do Terapeuta da Fala (TF) com uma elevada prevalência, variando entre 10 a 15% em crianças em idade pré-escolar (McLeod e Baker, 2014; McLeod e Harrison, 2009). Partindo destes pressupostos foi realizado um estudo qualitativo cujo objetivo principal foi analisar as experiências quotidianas de crianças com PSF nos seus contextos significativos, nomeadamente, casa, escola e terapia da fala, e com os seus parceiros comunicativos, ou seja, os pais, o educador de infância (EI) e o TF. Participaram neste estudo 24 indivíduos, nomeadamente, 5 crianças com idades compreendidas entre os 4 e 6 anos, a mãe de cada criança, o seu TF e 2 EI. Os dados foram recolhidos através de uma entrevista de respostas abertas, denominada Avaliação da Participação e das Atividades que envolvam a Fala na Criança (APAF-C), que fora traduzida para o Português Europeu numa fase inicial do estudo. Percebeu-se que as crianças que participaram neste estudo apresentam uma maior tendência ao isolamento e que o impacto negativo das PSF parece ser maior e mais consciente em crianças com idade superior a 6 anos. Os seus parceiros comunicativos foram capazes de identificar frustração e comportamentos de oposição quando as crianças não se faziam compreender. A intervenção com o TF parece ser uma solução de extrema importância para estas crianças, para além de um trabalho em equipa com os profissionais de saúde e da educação.