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- O papel do médico dentista na denúncia de abusos em criançasPublication . Gomes, Sara Cristina Carvalho Soares; Queirós, Maria GabrielA Medicina Dentária Forense, em conjunto com a Odontopediatria e com as outras áreas da saúde, desempenha um papel fundamental na vida das crianças vítimas de abusos. Os maus tratos sexuais, emocionais, físicos e psicológicos são as principais formas de abuso, e quando detetados devem ser sinalizados e/ou denunciados às entidades competentes. Na sociedade atual, o acompanhamento, a proteção e o dever de denúncia, devem ser encarados pelo Médico Dentista como uma “norma regulamentada na sua ética profissional”. No âmbito geral, ao estarem em contacto direto com as vítimas estão em contacto com as suas lesões, uma vez que as regiões mais frequentemente envolvidas são a face e a região bucal, sendo por isso a consulta de Medicina Dentária uma privilegiada no que respeita à identificação e sinalização de novos casos. Desta forma, a nossa capacidade de atuação permite uma rápida intervenção junto das vítimas e das autoridades competentes, de modo que a situação seja estabilizada e se possível reparada.
- Atitudes do docente universitário no processo de ensino aprendizagem face ao discente com deficiência: um estudo de caso na Universidade Pública Federal na Região AmazônicaPublication . Quadros, Maria Josefa Juviniano; Ventura, TerezaCom a crescente procura de cursos de graduação pelos discentes com necessidades educacionais especiais e com o surgimento da Lei Brasileira de Inclusão, conhecida também como Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei n.13.146/2015, além de fornecer maior autonomia e capacidade para cidadãos com NEE, ela também vem regulamentar e implementar ações que possam contribuir com o acesso desses alunos a educação superior. E é em busca desse acesso que surgiu a pesquisa que tem como objetivo geral: analisar as atitudes inclusivas no contexto institucional, dos processos de ensino-aprendizagem por parte dos docentes em relação aos estudantes com deficiências no Ensino Superior em uma Universidade Federal na Região da Amazônia. A investigação teve como metodologia um Estudo de Caso com o enfoque qualitativo que contou como instrumento de pesquisa um questionário, com perguntas de resposta aberta, que foi respondido pelos docentes da universidade. E como resultado, verificou-se que embora muitos educadores não tenham tido experiência com alunos de inclusão, todos acreditam na importância em um trabalho em equipa, que mesmo diante das dificuldades que poderão enfrentar, ou enfrentaram, é preciso planear, partilhar e participar de processos de uma formação continuada em educação inclusiva, para estarem sempre preparados para as adversidades que encontrarão na educação especial. Assim, diante do cenário da educação superior e de suas dificuldades pedagógicas e estruturais, é possível com força e vontade, construir uma educação de qualidade que venha contemplar os anseios dos discentes especiais.
