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- Literatura infantil: uma prática estratégica para o desenvolvimento cognitivo e mediadora da aprendizagemPublication . Queiroz, Thayse Gomes de; Saavedra, LuísaA literatura infantil é um dos meios mais eficientes na promoção do desenvolvimento de competências e habilidades comunicativas e intelectuais na criança e por isso, muitas investigações estão sendo feitas sobre este tema atualmente. Com base em pressupostos teóricos e a partir de verificações práticas, este estudo teve como principal objetivo compreender a importância da leitura de histórias infantis como estratégia para o desenvolvimento cognitivo e como mediadora da aprendizagem de crianças de 7/8 anos, a frequentarem o 2º Ano do Ensino Fundamental I. A orientação metodológica adotada relaciona-se com uma abordagem qualitativo/quantitativo e interpretativo e os dados foram coletados através de áudios sobre as histórias contadas individualmente a partir da apresentação de uma série de três imagens, das quais a criança deveria escolher uma e produzir uma história sobre ela, com mediação da professora. Conclui-se que houve uma variação no desempenho de habilidades comunicativas das crianças investigadas, levando-se em conta fatores como incentivo da família à leitura, interesse por histórias e facilidade para expor os pensamentos. A identificação de estratégias e de facilitadores de aplicação de leitura de histórias infantis para o desenvolvimento cognitivo e melhoria da aprendizagem, bem como a assimilação das melhorias obtidas a partir das práticas de leitura de histórias infantis. Constatou-se também que o uso de estratégias de comunicação cuja interação/mediação ocorre entre professor/aluno, eleva a competência de recontar/recriar histórias, portanto, foram evidenciadas nesta investigação a importância e a aplicabilidade da leitura de narrativas infantis como promotora de vários benefícios no âmbito de capacidades cognitivas, linguísticas e de aprendizagem.
- A sustentabilidade na reabilitação de um edifício habitacional: caso de estudoPublication . Sampaio, Luís Prosil; Coimbra, JoséA indústria da construção portuguesa consome mais matérias-primas do que qualquer outra atividade económica. As políticas de desenvolvimento e de reabilitação desajustadas observadas nas ultimas décadas, a inexistência de legislação específica e uma cultura de consumo exagerado de recursos finitos originaram a degradação do meio ambiente, o que compromete as gerações futuras. Face a estas preocupações, devem ser desenvolvidos esforços que possibilitem a criação de um padrão de construção mais sustentável, integrando os parâmetros ambientais, sociais e económicos na tomada de decisão, que incentive um consumo racional, e eficiente, de energia e dos recursos naturais disponíveis. Com esta monografia intitulada “A sustentabilidade na reabilitação de um edifício habitacional – caso de estudo “, pretendeu-se colaborar para uma reflexão mais adequada sobre o processo da Construção Sustentável, começando por caracterizar o setor em Portugal e a recente mudança de paradigma na construção civil, e, abordando os conceitos e princípios da sustentabilidade de um edifício, de forma a minimizar os impactos causados pela construção civil ao meio ambiente. Aplicou-se toda a base teórica na investigação de um caso de estudo – um edifício reabilitado. Procedeu-se à recolha de dados de forma a contabilizar o contributo dos materiais/técnicas sustentáveis instalados. Foram também abordados os diversos princípios ambientais, económicos e sociais, necessários para atingir a sustentabilidade do caso de estudo. Por fim, o estudo apresenta uma análise critica aos resultados obtidos. A construção sustentável associada a um edifício habitacional possibilita a minimização dos impactes ambientais e a redução de custos associados à manutenção/conservação e operação de um edifício.
