Browsing by Issue Date, starting with "2017-10-31"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Perceção dos agentes educativos sobre a violência no namoroPublication . Pereira, Rita Alexandra Malveiro; Caridade, Sónia; Soeiro, CristinaA violência nas relações amorosas juvenis tem vindo a ser alvo de grande interesse por parte da comunidade científica, sendo este já considerado um problema de grande dimensão à escala mundial. O contexto escolar é o local onde os jovens permanecem a maior parte do seu tempo, pelo que estudar a perceção dos agentes educativos torna-se uma questão relevante, dado o importante papel que estes profissionais poderão ter na identificação e sinalização das situações de violência ocorridas nas relações amorosas. Assim sendo, o presente estudo qualitativo teve como principal objetivo analisar a perceção de onze agentes educativos sobre a violência no namoro em contexto escolar, mais especificamente: analisar a sua perceção em relação às dinâmicas e motivos para a ocorrência de violência no namoro; identificar a perceção que estes têm em relação às questões de género e das respostas e recursos disponíveis em meio escolar para fazer face a esta problemática. De uma forma geral, os resultados demonstram que os agentes educativos possuem uma perceção adequada e atualizada sobre a extensão da problemática. Relativamente às questões de género, os participantes apontam diferenças de género quanto ao impacto e pedidos de ajuda. Contudo, quanto aos motivos para a violência, a maioria dos participantes não apontou diferenças de género. Quanto à sua preparação para lidar com a problemática, os participantes referem que se sentem preparados e com formação adequada para lidar com o fenómeno. Com base nos resultados obtidos, considera-se pertinente dar continuidade ao estudo com este tipo de população, uma vez que os agentes educativos são elementos cruciais na monitorização do comportamento em contexto escolar.
- Extra-oral HalitosisPublication . Neto, Carlos Firmino de Oliveira; Lemos, CatarinaHalitosis affects around 25% of the whole population and has a large social and economic impact. For the majority of patients suffering from bad breath, it causes embarrassment and affects their social communication and life. Dentists and periodontologists are the first-line professionals to be challenged with this problem, so they should be aware of the origin, the detection and the treatment of this pathology. But halitosis can be indicative of underlying diseases, requiring a multidisciplinary team approach. Depending on the place where it is originated, halitosis can be divided into intra-oral and extra-oral, whose treatment is much more complicated than for intra-oral halitosis. In this work, the origins of extra-oral halitosis were addressed, as well as the responsible sulfur compounds. Distinctive methods of detection of halitosis were focused and their advantages and disadvantages were highlighted. Gas differentiation methods as an auxiliary tool were emphasized in the diagnosis of halitosis type and, therefore, in its specific treatment. At last, different methods of treatment of extra-oral halitosis have been approached, from masking the bad breath to more invasive treatments.
- Caracterização do perfil farmacoterapêutico dos utentes de uma farmácia da região “Marão e Douro Norte” com enquadramento regional e nacionalPublication . Barata, João Manuel Azevedo Morais; Catita, JoséA farmacoterapia, é uma das formas de terapia mais importantes, e é um instrumento importante para a qualidade de vida pois tem um papel determinante na prevenção e tratamento das mais diversas patologias. O Farmacêutico e a Farmácia Comunitária são elementos proactivos de promoção da saúde dos seus utentes. Esta promoção consiste, entre outros aspectos, no aconselhamento na correcta utilização dos medicamentos em geral, no cumprimento da farmacoterapêutica prescrita e no aconselhamento da utilização de medicamentos não sujeitos a receita médica; levando assim ao bom e correcto uso do medicamento,. Neste trabalho procedeu-se à caracterização do perfil farmacoterapêutico dos utentes de uma farmácia da região “Marão e Douro Norte” com o respectivo enquadramento regional e nacional. Recorreu-se à base de dados de dispensa de medicamentos de uma farmácia regional, os quais foram tratados e normalizados para efeitos comparativos. Por outra parte, coligiram-se dados e estatisticas nacionais e regionais os quais se utilizaram para o estudo comparativo apresentando como objectivo principal a percepção do perfil farmacoterapêutico da região em que se insere a farmácia em estudo, e a comparação com o perfil equivalente nacional. De igual modo, coligiram-se dados e estatísticas socio-económicas e indicadores de saúde regionais para poder contextualizar e interpretar os resultados. Para este estudo selecionaram-se 27 substâncias activas (s.a.) entre as mais dispensadas em Portugal, representativas dos grupos terapêuticos mais relevantes, e que no seu todo representam 31% do total de medicamentos dispensados a nível nacional. Para cada s.a. foram registadas as quantidades de embalagens dispensadas, as quais se aguparam por sexo e grupo etário. Essas quantidades foram depois comparadas com as estatísticas nacionais e analisadas e discutidas com enquadramento nacional e regional.
