Browsing by Issue Date, starting with "2017-10-26"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- As técnicas de genética molecular no desenvolvimento e prescrição de fármacosPublication . Oliveira, Fabiana Raquel Coutinho Moreira de; Cabeda, José ManuelDesde a descoberta da molécula de DNA, como código universal de toda a vida biológica na Terra, a ciência procurou maneiras de sequenciar ou ler a informação genética para desvendar os muitos mistérios relacionados com a nossa origem. Esta procura de respostas permitiu desenvolver novas formas tecnológicas que tornaram possível a sequenciação da informação genética. Tais métodos revolucionaram os vários campos científicos, e ainda mantêm muitas promessas. A reação em cadeia da polimerase (PCR) e Next-generation Sequencing (NGS) são as tecnologias mais utilizadas hoje em dia, e mostraram ser os pilares essenciais da prática clínica. O seu contínuo desenvolvimento e inovação reduziram significativamente o custo da sequenciação do DNA e, como tal, estão a tornar-se cada vez mais proeminentes nos cuidados de saúde, ao estabelecer uma nova ordem de como praticamos medicina e de como as indústrias farmacêuticas podem utilizar o seu potencial no desenvolvimento de medicamentos de forma a maximizar os seus lucros, maximizando simultaneamente o potencial terapêutico dos fármacos e minimizando as reações adversas que, de acordo com a administração dos alimentos e das drogas (FDA), são a principal causa de morte relacionada com fármacos. Os esforços têm sido crescentes para incluir a farmacogenómica nos ensaios clínicos do desenvolvimento de fármacos, especialmente nas fases 2 e 3, onde as taxas de sucesso são muito baixas, tendo um impacto económico nas empresas farmacêuticas. A FDA e a agência europeia do medicamento (EMA) incentivam a sua integração nos programas de desenvolvimento clínico, incluindo o uso de biomarcadores que podem ter peso nas decisões clínicas, abrindo assim portas para a integração da medicina personalizada. É crucial compreender como cada técnica funciona e pretende-se esclarecer o leitor sobre as vantagens e limitações associadas a essas tecnologias, fornecendo um breve vislumbre de algumas barreiras atuais que limitam o pleno potencial da farmacogenómica.
- An empirical factors that influences the adoption and selection of internet servicePublication . Khan, Sohail; Gouveia, Luis Borges
- Dependência de Benzodiazepinas ou um elefante no meio da sala: estudo de casoPublication . Pinto, Maria Sofia Sant’Anna Gandra Leite D’ Almeida de Araújo; Teixeira, ZéliaO uso indevido de benzodiazepinas pode levar à dependência desta substância, constituindo-se como um grave problema de saúde, de difícil gestão terapêutica. Apesar desta constatação, a prescrição de benzodiazepinas ainda é comummente frequente. Na literatura existem várias propo ta de inter en o tera ti a e o de de a red o rad al inter en o i otera ti a Atendendo ao men ionado e te e t do tem omo o jeti o om reender a tem ti a e e fi a da adi o benzodiazepinas. Nesta investigação realizamos um estudo de caso com diagnóstico de dependência de benzodiazepinas. Recorreu-se a Grounded Theory para proceder à analise de uma entrevista semiestrutura desenvolvida pela autora, através da metodologia qualitativa utilizada foi possível dar a este trabalho um contorno exploratório e descritivo da vivência de uma participante a quem tentamos dar voz. Os resultados deste estudo evidenciam o impacto que esta dependência tem na vida dos indivíduos, a dificuldade de retirada destas substâncias, e a falta de respostas adequadas no sistema nacional de saúde, para lidar com o problema. Podemos concluir que a intervenção psicoterapêutica é de extrema importância para o tratamento deste fenómeno e que a prevenção destas situações deve ser prioritária. São discutidas implicações, limitações e sugestões para estudos futuros.