Browsing by Issue Date, starting with "2017-10-23"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A influência de fatores intrínsecos e extrínsecos na ocorrência de lesões em bailarinas brasileiras não profissionaisPublication . Lapas, Luciana Célia Bruschi; Amaral, Luísa; Silva, RaquelIntrodução: O ballet clássico é um tipo de dança que requer dos seus praticantes ampla dedicação e esforço para que executar com perfeição os movimentos específicos do ballet, principalmente os de alta complexidade e de elevado grau de dificuldade. Os bailarinos são descritos como atletas e/ou artistas, ficando expostos a elevadas exigências físicas que podem ocasionar o aparecimento de lesões, e comprometer os seus desempenhos. Objetivos: O objetivo geral deste estudo foi avaliar a influência de fatores intrínsecos e extrínsecos na ocorrência de lesões em bailarinas não profissionais da cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Os objetivos específicos foram identificar o perfil sociodemográfico e lesional das bailarinas, assim como as caraterizar a prática de ballet. Metodologia: Neste estudo do tipo longitudinal retrospetivo de dois anos, a amostra inicial foi constituída por 97 praticantes de ballet clássico do sexo feminino, das quais foram excluídas 13 por não se inserirem nos critérios de inclusão. As bailarinas apresentavam idades compreendidas entre 7 a 30 anos. O instrumento utilizado para recolha dos dados foi um questionário com 28 perguntas e uma entrevista individual. Resultados: Da totalidade das bailarinas, 59,5% sofreram uma ou mais lesões, contraindo 88 lesões e apresentando uma taxa de 2,13 lesões em 1.000 horas de treino; a maioria das lesões ocorreu por sobreuso/overuse (52,28%); o tipo de lesão mais frequente foi a entorse (21,58%); o local anatómico de maior ocorrência foram os membros inferiores (76,1%) sendo a articulação tibiotársica a mais acometida (27,3%); os gestos específicos mais relatados como causadores de lesões foram os saltos (15,89%), seguido do giro/rotação (12,50%); a maioria das bailarinas lesionadas (54%) relataram ocorrência de recidivas das suas lesões; maioritariamente, as bailarinas integravam-se nos valores ideais de índice de massa corporal (54,76%). Grande parte das bailarinas que sofreu algum tipo de lesão teve acompanhamento médico, mas nem todas realizaram reabilitação, sendo distinto o tipo de tratamento efetuado. Conclusão: Existem fatores intrínsecos e extrínsecos que, por si só, influenciam a ocorrência de lesões em bailarinas brasileiras não profissionais da dança clássica. As bailarinas mais velhas, as que utilizam as sapatilhas de pontas há mais tempo, e as bailarinas com níveis de desempenho superior, apresentam maior risco de terem lesões, relativamente às restantes praticantes. Por outro lado, os anos de prática, assim como a prática de outra modalidade, podem atuar como fatores protetores na ocorrência de lesões nas bailarinas.
- O consumo de produtos alimentares: hábitos, critérios de escolha e fatores de influência na decisão de compra – uma abordagem exploratóriaPublication . Cardinale, Patrícia Isabel; Cardoso, Paulo RibeiroEsta dissertação aborda o consumo de produtos alimentares. Com base nesta temática, desenvolveu-se um trabalho em que o objetivo foi analisar a frequência de consumo dos vários tipos de comida, os critérios que os consumidores utilizam na escolha dos produtos e marcas e quais os meios e pessoas influenciadores que mais contribuem para as decisões de compra de produtos alimentares. Foi utilizada uma metodologia quantitativa, através de um questionário administrado a uma amostra de conveniência composta por 120 indivíduos. Foi possível constatar que o tipo de comida mais consumido pelos inquiridos é a comida tradicional portuguesa, a comida rápida ou fast food e a comida tradicional de outros países, sendo que a menos consumida é a gourmet. Quanto aos critérios mais tidos em consideração, estes revelam-se ser a qualidade do produto, a boa relação preço-qualidade e o preço baixo, sendo o design da embalagem o fator que os inquiridos menos dão importância. Finalmente, relativamente às fontes de influência na compra deste tipo de produtos, foi possível verificar que a opinião dos familiares, amigos e de pessoas conhecidas são aquelas que têm maior importância. Já os e-mails enviados pelas marcas e a opinião dos bloggers são, segundo os indivíduos, os meios que menos influencia exercem no processo de decisão de compra.
- Justiça restaurativa através de mediação vítima-infrator: perceções sociaisPublication . Parreira, Diana Isabel Soares; Cunha, PedroO presente trabalho procurou investigar algumas das perceções sociais relativas à Justiça Restaurativa no caso da mediação vítima-infrator. O principal objetivo foi identificar e compreender a perceção de 1 grupo relativo a diferentes dimensões da Justiça Restaurativa, nomeadamente aquelas associadas à satisfação com o sistema de Justiça Tradicional e à identificação de fatores que os levaram a recorrer (ou não) à Justiça Restaurativa. Para o alcance destes objetivos, foi utilizada a técnica da entrevista de investigar, aplicada em grupos focais, constituídos no total por 22 indivíduos, divididos em 4 grupos. Os resultados apontam para que a maioria dos entrevistados não está satisfeita com os serviços de Justiça Tradicional. O desconhecimento do conceito da Justiça Restaurativa é um dos dados mais relevantes do estudo: os participantes não parecem conhecer os conceitos, mas sim, os seus efeitos positivos. Todos os entrevistados preferiram, recorrer ao sistema de Justiça Restaurativa por meio da mediação vítima-infrator. Concluiu-se que a Justiça Restaurativa, desde que bem estruturada, tendo os responsáveis pela sua implementação consciência dos desafios e obstáculos que terão de ser enfrentados e ainda ser abordada nas escolas, assim como em ações de formação, pode ser um instrumento bastante útil tanto para reduzir o dano, quanto para potencializar a democracia na gestão dos conflitos interpessoais.