Browsing by Issue Date, starting with "2017-09-11"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Mordedura humana vs mordedura animal (cão)Publication . Martins, Inês Alexandrina Costa; Guimarães, Maria InêsAs marcas de mordidas são consideradas elementos periciais fundamentais para a identificação de agressores e vítimas. Estas são únicas e diferem entre indivíduos devido a características específicas que detêm. Porém, quando solicitada a identificação de uma marca de mordida, encontram-se vários obstáculos, entre outros a possibilidade de confusão na identificação de uma mordedura humana e de uma mordedura animal. O objetivo deste trabalho é identificar características das marcas de mordida, que permitam ao investigador forense identificar cabalmente a mordedura, distinguindo-se se tem origem animal ou humana. A pesquisa bibliográfica foi realizada com base nos motores de busca B-On, PubMed, ScienceDirect, SciELO, Elsevier. O limite de pesquisa restringiu-se a artigos em Português, Espanhol e Inglês, com qualquer data de publicação. Foram também consultados sites de comunidades e jornais forenses.
- Perceção da utilização de scanners intra-orais, por uma população de médicos dentistas de MarselhaPublication . Tronconi, Jacques; Gavinha, SandraObjetivo: Avaliação da perceção da utilização de scanners intra-orais vs materiais de impressão convencionais, por uma população de Médicos Dentistas, na prática clínica da confeção de próteses fixas. Materiais e métodos: Um inquérito foi enviado a uma amostra de Médicos Dentistas a exercer a sua profissão em Marselha, França, questionando-os sobre a sua perceção na utilização dos scanners intra-orais na execução de reabilitações com prótese fixa. Resultados: As desvantagens são partilhadas entre os participantes de dois grupos de Médicos Dentistas de idades diferentes. Custos associados ao material regista-se como a resposta mais frequente. As vantagens são referidas de acordo com a idade dos profissionais, mostrando-se portanto associadas. Conclusões: Depois da análise dos resultados, verificou-se que de acordo com a idade, a perceção sobre a utilização de scanners intra-orais é diferente relativamente às vantagens deste sistema. As desvantagens são enumeradas de igual forma pelos dois grupos, e o número de respostas sobre a precisão não foram suficientes para diferenciar os dois grupos de Médicos Dentistas considerados. Um esforço deve ser feito para que as marcas/empresas que comercializam estes dispositivos modifiquem os preços de mercado. Os Médicos Dentistas devem frequentar formação contínua com o objetivo de uma constante atualização e melhoria no manuseamento destes dispositivos.
- Anomalias congénitas com interesse médico-legalPublication . Trabúlo, Ana Carolina Ramos Tomé Almeida; Guimarães, Maria InêsCada vez mais se recorre à Medicina Dentária Forense para identificação de cadáveres, isto porque esta área se tem mostrado prática e eficaz na determinação da sua identidade, principalmente em casos em que o corpo esteja em avançado estágio de decomposição. Os dentes são tecidos duros que aguentam elevadas temperaturas e resistem a uma infinidade de ações do tempo, sendo por isso de um potencial imenso. É sabido que cada um de nós possui arcadas dentárias diferentes, isto é, não há duas pessoas com uma dentição igual, nem mesmo em gémeos homozigóticos. Isto acontece porque há variadíssimas formas de combinações possíveis entre as anomalias congénitas, tratamentos, desgastes decorrentes de hábitos da vida, entre outros, que provocam alterações nas peças dentárias tornando-as únicas. As anomalias congénitas dentárias são de máxima importância para este processo, principalmente as de número e as de forma, pois são as mais fáceis de identificar. Atualmente a Medicina Dentária tem um papel fundamental nas Ciências Forenses, pois há uma variabilidade de caraterísticas dentárias que ajudam a tornar possível a identificação humana, mesmo em condições extremas. Para estudar este tema, foi realizada uma revisão bibliográfica, com recurso a bases de dados informáticas como a PubMed, b-on, SciELO e ScienceDirect. Conclui-se que é de uma relevante importância a existência de profissionais de Medicina Dentária no Instituto Nacional de Medicina Legal, nos seus gabinetes, pois demonstrou-se crucial o conhecimento e o detalhe da cavidade oral, nomeadamente das peças dentárias para este fim. O principal objetivo desta dissertação é perceber a importância das anomalias dentárias congénitas na identificação humana.