Browsing by Issue Date, starting with "2017-07-11"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Recobrimento radicular cirúrgico: técnicas de tunelização Vs. retalhos de reposicionamento coronalPublication . Monteiro, Regina Patrícia; Oliveira, HélderObjetivo: analisar e comparar as técnicas de retalho de avanço coronal e de tunelização, e posterior determinação de qual a técnica mais adequada e com maior preditibilidade para o recobrimento de recessões gengivais, dependendo do tipo e da extensão dos defeitos. Métodos: foi elaborada uma revisão bibliográfica, com recurso a bases de dados informáticas como a PubMed, Google Scholar e B-ON e foram apenas incluídos artigos de revisão e ensaios clínicos randomizados a comparar os resultados de ambas as técnicas. Resultados: foram obtidos e analisados apenas seis estudos randomizados controlados comparando recobrimentos radiculares com os dois tipos de técnicas cirúrgicas. Todos os parâmetros clínicos e estéticos neles avaliados foram descritos. Conclusões: poucos são os estudos atualmente disponíveis que comparam de forma efetiva as técnicas de tunelização e de retalho de reposicionamento coronal, bem como a sua aplicação em classes I, II e III de Miller, tanto em recessões localizadas, como em recessões gengivais múltiplas.
- Mechanical tests for evaluation of the integrity of the implant abutment connectionPublication . Camenen, Romane Colette Hélène; Pereira, JorgeNos últimos trinta anos, a reabilitação oral por sistemas de implantes tornou-se uma das técnicas mais bem-sucedidas. Um sistema de implante tem habitualmente 2 corpos, um endosteal e um dispositivo de suporte para a prótese conectados por um parafuso. Ao longo desta interface, as microgaps podem se desenvolver. Estes espaços constituem um abrigo para bactérias, o que pode aumentar o risco de periimplantites, associadas a uma maior infiltração de células inflamatórias e perda de osso. Para reduzir esse risco e, portanto, o tamanho e número de microgaps, são realizados testes mecânicos para adquirir um maior conhecimentos sobre o desempenho de cada sistema de implantes. O comportamento dos dispositivos fora testados recorrendo a : análise microbiológica, extração de DNA, análise por estereomicroscópio, microscópio eletrônico de varredura, modelagem de elementos finitos, análise radiográfica e análise espectrofotométrica. Materiais e métodos : A pesquisa foi realizada entre novembro de 2016 e abril de 2017. Estudos experimentais, artigos de revisão e livros escritos em inglês com texto de versão de acesso completo, data de edição da publicação entre 2005 e 2017, e condições do teste mais realistas, como as condições na cavidade oral são critérios de inclusão. Os resultados foram posteriormente analisados, com o objetivo de avaliar a integridade da conexão de implante-pilar.
- A influência do digital para a imagem do turismo no nordeste brasileiroPublication . Cavalcante, Adriana; Gouveia, Luis Borges
- Influência do fenótipo gengival na saúde e na estética peri-implantar: revisão narrativaPublication . Mata, Vanessa Couto da; Santos, Patrícia AlmeidaObjetivo: Avaliar a importância do fenótipo gengival e da presença de mucosa queratinizada na manutenção da saúde e da estética nas regiões peri-implantares. Materiais e métodos: Realizou-se a pesquisa, sem restrição de data ou de idioma, nas bases de dados MEDLINE/PUBMED, Bireme e Scielo. Utilizaram-se como palavras-chaves “Keratinized mucosa”, “peri-implantitis”, “gingival biotypes”, “implants”, “keratinized gingiva” e “gingival phenotype”. 90 artigos foram identificados. Após leitura dos títulos e respetivos resumos, selecionaram-se 27. Pela análise dos textos completos, 22 artigos foram incluídos. Resultados: A presença de mucosa queratinizada parece ser importante para o estabelecimento e a manutenção da saúde e estética periimplantar, ainda que não interfira com a osteointegração. Relativamente ao fenótipo, um fenótipo gengival fino parece ser um fator de risco para o desenvolvimento de peri-implantite. Discussão/Conclusão: Mais estudos clínicos randomizados e controlados são necessários para confirmar e clarificar as informações apresentadas.