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- Avaliação da eficácia de um programa de orientação vocacional no 9º ano de escolaridade num agrupamento de escolas do grande PortoPublication . Rocha, Diana Isabel Oliveira; Costa, AnaA orientação vocacional é um processo que decorre ao longo da vida do indivíduo, desde a infância prolongando-se até à velhice (Super, 1980; Balbinotti, 2003; Freeman, 1993). Sob o prisma vocacional, a adolescência é entendida como sendo uma fase de transição, onde decorre a incerteza sob as preferências vocacionais, dada a pouca exploração do eu face ao mundo escolar e profissional (Taveira, 1999). É relativamente a estes vários níveis que a intervenção vocacional beneficia o adolescente nas questões de transição, como base de segurança, orientação e fonte de informação (Taveira, 2000). Neste sentido, os programas de orientação vocacional surgem no intuito de promover o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e competências de gestão e desenvolvimento da carreira ao longo da vida (Pocinho, 2011). O presente estudo pretendeu constituir-se como um contributo ao nível da investigação no domínio da orientação vocacional, na promoção da tomada de decisão vocacional, apontando as potencialidades da intervenção na promoção desta competência através do programa “Projetando o Meu Futuro”. Perante a realização de uma intervenção vocacional que se inspira nos conceitos da educação para a carreira, existem obviamente diversas formas de avaliar os efeitos alcançados a partir da intervenção por programas de orientação vocacional. Partindo da questão “A administração de um programa de orientação vocacional facilita a tomada de decisão dos alunos do 9.º ano?”, o propósito do estudo passa por elaborar e implementar um programa de orientação vocacional, dentro de um plano de estudo que pretende avaliar a eficácia do mesmo. A amostra em estudo foi selecionada de acordo com o nível de ensino que frequentavam, isto é, adolescentes do 9.º ano de escolaridade, em fase de transição escolar, nomeadamente do ensino básico para o ensino secundário, constituindo portanto uma amostra de conveniência. A amostra do grupo experimental é constituída maioritariamente por indivíduos do sexo feminino (63%), onde o nível socioeconómico baixo é o mais representativo (42,6 %). Também o grupo de controlo é composto maioritariamente por indivíduos do sexo feminino (51,7%), onde o nível socioeconómico em evidência é o médio (43,3%). Neste sentido decidimos seguir por uma metodologia de avaliação quantitativa, de caris quase experimental (Almeida & Freire, 2003). Assim, os objetivos a que nos propusemos foram atingidos, na medida em que o programa elaborado se revelou eficaz na promoção da capacidade de tomada de decisão vocacional, em adolescentes. Esta eficácia foi comprovada pela utilização da Escala de Avaliação da Tomada de Decisão Vocacional por nós construída (α = 0,753). Em suma, o processo de orientação vocacional é realizado maioritariamente à base da exploração pessoal, escolar e profissional, no sentido do desenvolvimento da tomada de decisão vocacional.
- Estudo das atitudes sobre o crime praticado no femininoPublication . Isidoro, Ana Maria Rodrigues; Caridade, Sónia; Neves, Ana CristinaO crime no feminino abrange toda a atividade criminal que é praticada pelas mulheres. Durante anos, a imagem social da mulher tem sido associada a diferentes tipos de estereótipos (e.g., fraca, passiva, vulnerável, maternal, etc.) sendo a mulher considerada quase sempre como vítima e nunca como agressora. A necessidade urgente de aprofundar o conhecimento teórico ainda escasso sobre esta problemática e a dupla invisibilidade do mesmo, constitui, só por si, uma forte motivação para o estudo deste fenómeno. Dessa forma foram desenvolvidos dois estudos, o primeiro artigo é de componente teórica e o segundo artigo é um estudo empírico. O primeiro artigo tem como finalidade compreender com base na literatura as opiniões e perspetivas que a sociedade tem face ao crime feminino e no respetivo crime em geral, que engloba o sexo masculino e os crimes que não são necessariamente de cariz feminino. O segundo artigo pretende caraterizar as atitudes dos participantes face ao crime no feminino, em particular a atribuição causal, a perceção das características e circunstâncias e a reprovação social e judicial da conduta criminal feminina; comparar as atitudes face à conduta criminal feminina entre géneros, grau de escolaridade e situação profissional; analisar a relação entre as atitudes face à conduta criminal feminina, a idade e os anos de experiência profissional.
- Avaliação da eficácia de um programa de promoção de competências de leitura, escrita e matemática no pré-escolar: literacia e numeracia emergentesPublication . Cardoso, Ana Rita da Silva; Costa, AnaAtualmente, a promoção de competências de literacia e numeracia emergentes no contexto pré-escolar tem vindo a ser alvo de maior atenção ao nível da educação infantil. De facto, a promoção precoce destas competências já comprovou aumentar a realização escolar posterior. Assim, sendo que as competências de leitura, escrita e matemática se encontram relacionadas, crianças com dificuldades numa das áreas apresentam uma elevada probabilidade de indicar dificuldades nas outras e vice-versa e esta mútua influência inicia-se já no período pré-escolar. Deste modo, neste trabalho foi desenvolvido e aplicado um programa de promoção de competências denominado “Do Brincar ao Saber”. O objetivo consistiu na avaliação do efeito do programa na evolução das competências de leitura, escrita e matemática e pretendeu-se também testar a adequação dos materiais utilizados. Na investigação participaram 52 crianças, com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos, que frequentam o último ano do ensino préescolar de um Agrupamento de Escolas do grande Porto. Da amostra recolhida, fazem parte 23 participantes com 5 anos de idade e 29 com 6 anos. O programa foi implementado pela investigadora ao longo de 16 sessões bissemanais, a grupos de 13 crianças. Todas elas foram avaliadas em dois momentos (pré e pós-teste), através da prova “Pré-escolar”. Os resultados obtidos apontam para a eficácia do programa ao nível do desenvolvimento deste tipo de competências no grupo experimental, que foi alvo de uma evolução mais acentuada nos resultados da prova, comparativamente com os outros grupos. Para além disso, no que respeita às diferenças de desempenho entre sexos, é possível afirmar que as meninas apresentam melhor desempenho no momento do pós-teste, porém as diferenças verificadas não são significativas. Por fim, é importante considerarmos que este tipo de intervenção, apesar de se centrar em competências específicas, deve ser realizada de forma contextualizada e a par de intervenções mais vastas ao nível da literacia e numeracia emergentes.
- Persistent dento alveolar pain disorder: diagnostic and treatmentPublication . Orlik, Florence Hannah Renée; Macedo, José PauloPain is a universal sensation experienced at least once by all. The management of pain can not be conceived without an overall support of the patient. The multidisciplinary approach apprehend chronic pain according to a bio-psycho-social model, first on an evaluative approach and then on a treatment, often multimodal and rehabilitative . This thesis will therefore articulate according to the proper approach of a consultation of chronic pain. The first part of this thesis will focus on defining the different types of pain currently recognized, focusing particularly on idiopathic pain, of which the subject, the persistent dento-alveolar pain, is a new branch. The second part is an evaluative and diagnosis phase which allows to exclude the other types of pain referred and to understand the patient as a whole in order to propose an adapted treatment. The last part will focus on proposing a range of traditional and non-conventional medicines.
- O marketing e a publicidade em causas de acção social: uma análise de casosPublication . Marques, Bárbara Maria Gradim; Mesquita, FranciscoA presente tese de mestrado tem como objectivo principal entender qual a relação do marketing e da publicidade com causas sociais, e sua importância no alerta da sociedade para este factor. É necessário fazer uma análise sobre a sociedade e a cidadania, definir alguns conceitos ligados a estas temáticas. Fenómenos como a globalização, a responsabilidade social, a exclusão social e a acção humanitária são bastante importantes para a compreensão de toda esta abordagem às causas sociais, e estão todos interligados. São explicados conceitos de marketing e publicidade mais técnicos. É também importante perceber o que é a imagem/mensagem, para se aplicar essas noções ao realizar uma análise de alguns anúncios de ONG’s que defendem causas sociais.