Browsing by Issue Date, starting with "2016-12-15"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Expansão rápida da maxilaPublication . Gonçalves, Genilce Paiva; Reis, NelsoO presente trabalho tem como objetivo estudar a técnica da Expansão Rápida da Maxila, comparando os tipos de aparelhos recomendados consoante as diferentes propriedades, vantagens e desvantagens associadas. Quando pensamos em um padrão normal para a oclusão temos em mente uma correta relação entre as bases apicais em que a arcada maxilar deverá englobar a arcada mandibular permitindo o equilíbrio entre ambas. Quando ocorre uma redução das dimensões transversais da maxila nos vemos diante de atresias, entre elas uma anomalia de má oclusão bastante frequente na nossa clínica, a mordida cruzada posterior. Quando isto acontece o profissional precisa buscar uma correção da conformação do arco através da expansão rápida da maxila abrindo a sutura palatina mediana por meio de aparelhos expansores fixos tais como o de Haas (dento-muco-suportado) ou os classificados como dento-suportados como o Hyrax ou o disjuntor de McNamara, na dentição decídua, mista ou permanente e até mesmo em pacientes adultos com protocolos diferenciados para cada faixa etária. Caso o indivíduo apresente uma calcificação óssea avançada da sutura mediana deve ser encaminhado para a expansão rápida da maxila cirurgicamente assistida.
- Personalização e previsibilidade do sorriso digital smile designPublication . Couto, Vanessa Cavalheiro Do; Carvalho, AlexandrineA estética é algo que interfere no bem-estar das pessoas e o sorriso não é excepção, sendo até considerado um factor estético essencial nos dias de hoje, perante uma sociedade cada vez mais exigente relativamente aos padrões de beleza. A área da estética dentária, encontra-se em constantes mudanças devido à evolução da qualidade dos materiais e das técnicas utilizadas, levando a melhorias na reprodução das características naturais dos dentes. O médico dentista tem a responsabilidade de adquirir conhecimento e habilidades profissionais para a elaboração de tratamentos estéticos dentários que satisfaçam as expectativas dos pacientes quanto ao seu sorriso. Actualmente, o médico dentista possui várias opções para planear os tratamentos, entre as quais, o planeamento digital através do Digital Smile Design. O Digital Smile Design (DSD), criado pelo Doutor Christian Coachman, veio responder à procura elevada por tratamentos cada vez mais personalizados por parte dos pacientes. O DSD amplia a visão relativamente aos diagnósticos, melhora a comunicação entre as diferentes especialidades na área da medicina dentária e cria planos previsíveis durante o tratamento dentário. Trata-se de um programma onde são trabalhadas imagens fotográficas do paciente para a elaboração de um tratamento estético que responda as necessidades biológicas, funcionais e emocionais do paciente. Este poderá acompanhar e visualizar todos os passos do tratamento e deste modo, torna-se parte integrante do processo. O paciente expressa a sua opinião e as suas expectativas quanto ao resultado final. Neste trabalho realizou-se uma revisão narrativa da literatura sobre a técnica Digital Smile Design utilizando as palavras-chaves: Digital Smile Design; Visagism; dental planning; meaning of smile; mock-up. Os objetivos deste trabalho foi o de conhecer a técnica Digital Smile Design, os princípios do visagismo e a importância do planeamento nestes contextos. O sucesso de um tratamento está dependente de um correcto planeamento e de uma execução clínica e laboratorial cuidadosa.
- Genes envolvidos na determinação de ParkinsonPublication . Teixeira, Diana da Costa e Castro; Cardoso, Inês LopesA doença de Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa com maior expressão na atualidade, afetando cerca de 3% dos indivíduos com mais de 80 anos. Os sintomas clínicos desta doença são tremor em repouso, instabilidade postural, bradicinesia e rigidez, com boa resposta ao tratamento com levodopa. Nos últimos anos desenvolveram-se vários estudos que tornaram inquestionável a contribuição de fatores genéticos para a complexa patogénese desta doença. Foram descobertas mutações altamente penetrantes capazes de produzir formas monogénicas raras da doença de Parkinson em genes como o SNCA, Parkina, DJ-1, PINK 1, LRRK2 e VPS35. Variantes únicas, com penetrâncias incompletas dos genes LRRK2 e GBA, apresentam-se como fatores de risco para a doença em determinadas populações. Além disso, mais de vinte variantes comuns, que produzem efeitos de pequenas dimensões, são tidas como responsáveis pela modelação do risco para a doença de Parkinson. A investigação de formas Mendelianas da doença de Parkinson permitiu um conhecimento privilegiado sobre a fisiopatologia por detrás das formas idiopáticas mais comuns da doença. Apesar de todos os avanços no campo da genética, este tipo de investigação ainda não contribuiu para o surgimento de novas terapêuticas sendo que este é o principal interesse da sua investigação futura. O desafio, na próxima década, será procurar dados que fortaleçam as informações já existentes em relação à genética da doença de Parkinson, através do conhecimento das consequências biológicas das variantes de risco. Além disso, também se espera que os estudos de associação genómica e a implementação de novas tecnologias de investigação como a “next generation sequencing” e a sequenciação do exoma sejam uma ajuda valiosa na identificação de novas variantes de risco da forma esporádica da doença de Parkinson.
- Reabsorção radicular externa em dentes submetidos a movimentos ortodônticosPublication . Rodrigues, Teresa Alexandrine Fernandes; Silva, CarlosA reabsorção radicular dentária é caracterizada por perda da estrutura mineralizada da raiz do dente. Esse processo pode ser definido como fisiológico quando ocorre em decíduos que se encontram em processo de esfoliação ou patológico, quando se apresenta em dentes permanentes. A Ortodontia é provavelmente a única especialidade odontológica que realmente usa o processo inflamatório como um meio de resolver os problemas funcionais e estéticos. Eles devem conhecer os fatores de risco de reabsorção radicular e fazer tudo para reduzir a ocorrência de reabsorção radicular. O tratamento ortodôntico é um tratamento com riscos próprios, inevitáveis apesar de considerados clinicamente aceitáveis, quando controlados. A reabsorção radicular é uma das mais comuns e indesejáveis sequências deste tratamento, resultante da perda permanente da estrutura dentária a partir do ápice da raiz, podendo comprometer o sucesso do tratamento ortodôntico. A reabsorção radicular apical externa é um problema comum e, às vezes, crítico, relacionado com o tratamento ortodôntico. Esta ocorre devido às forças mecânicas compressivas aplicadas no periodonto e leva à perda de tecido dentário radicular (cemento e dentina), tendo pouca previsibilidade a tendência individual ou a extensão das possíveis lesões. A ocorrência de reabsorção radicular apical externa tem sido relatada com e sem tratamento ortodôntico e pode ser diagnosticada por ortodontistas durante a rotina de diagnóstico, de progresso e pós-tratamento através de radiografias. A reabsorção radicular apical externa (EARR) é um fenótipo multifatorial complexo, determinado pelo hospedeiro e por factores ambientais, que ainda não estão claramente identificados. É fundamental um bom diagnóstico e uma prevenção através de controlo radiológico.