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- A política externa da União Europeia no ÁrticoPublication . Santos, André Diogo Armão Ferreira dos; Ramos, Cláudia TorizÉ através da política externa que os atores das relações internacionais procuram concretizar os seus objetivos além das suas fronteiras. O Ártico é atualmente uma região alvo da política externa de atores das relações internacionais, entre eles Estados,organizações internacionais, multinacionais, entre outros. Sendo um território quase inexplorado, sabe-se que é extremamente rico em recursos naturais e energéticose que,com as alterações climáticas, estes recursos podem ser explorados. Com o derretimento da camada de gelo, o Oceano Ártico torna-se também uma rota de navegação rápida, o que intensificará o comércio internacional. No entanto, não são apenas oportunidades de crescimento económico que surgem do degelo do Ártico, mas também sérios riscos económicos, ambientais e securitários, aos quais a União Europeia não está alheia. Neste sentido, a organização europeia tem vindo a aplicar os seus esforços de política externa para desenvolver uma política que vá ao encontro dos seus objetivos na região, salvaguardando assim a sua segurança e também os seus interesses. Numa análise teórica, este trabalho procura previamente entender o que é a política externa, qual o papel da União Europeianesse âmbitoe quais as motivações para uma política externa europeia para o Ártico. Também se pretende mostrar a crescente importância da região do Ártico, e como este crescimento está fortemente ligado ao fenómeno das alterações climáticas. Sob a análise empírica, procura-se evidenciar a forma como a União Europeia está a desenvolver a sua política orientada para a região, para que no final do trabalho, cruzando a teoria com a parte empírica, fazer uma leitura da política europeia de acordo com as teorias das relações internacionais. Para dar forma ao trabalho, a metodologia utilizada foi a consulta de fontes académicas, a partir de centros de investigação ligados ao Ártico,como o Smithsonian Arctic Studies Center, o International Arctic Research Center eo Arctic Centre da Universidade da Lapónia, além de fontes documentais de diferentes organizações internacionais e documentos oficiais da União Europeia. Pode concluir-se que a União Europeia tem desenvolvido uma estratégia tendencialmente realista, pois procura sobretudo obter a sua segurança em relação às consequências do degelo do Árticoe limitar as oportunidades de crescimento dos restantes atores da região, apesar de o fazer utilizando políticas e estratégias de caráter pluralista.
- A Importância do gestor médico científico na indústria farmacêutica: marketing de relacionamento e neuroMarketing, no pré-lançamento de um novo fármaco para tratamento da dislipidemiaPublication . Souza, Adriana Vassalli de; Cardoso, AntónioO Marketing de relacionamento nunca esteve tão evidente quanto nos dias atuais. Isto pode ser observado pela acirrada concorrência entre as empresas que desenvolvem produtos cada vez mais semelhantes, bem como pelo advento da globalização onde, a figura do consumidor mais consciente de suas necessidades, busca por aspectos diferenciais que, porventura possam complementar suas aspirações acerca do que lhe é oferecido. É exatamente neste ponto que as ações do Marketing de Relacionamento entram em ação, visando não somente estreitar o elo entre a empresa e o consumidor, como também estimular a fidelização deste referido consumidor ao produto ou serviço ofertado. O objetivo deste estudo é examinar as correlações existentes entre o grau de conhecimento científico do cliente medico, como formador de opinião, sobre uma nova classe de medicamentos para o tratamento da dislipidemia (inibidores da PCSK9), mensurando a mudança de opinião desses líderes após o contato com o Gestor Médico Científico, e para tal objetivo, elaborou-se uma pesquisa descritiva com questionário direcionado a 83 médicos, sendo este aplicado em duas fases, utilizando assim como ferramenta o capital humano representado pelo Gestor Médico Científico, com base no Marketing de Relacionamento, e que após a análise da pesquisa, obtiveram-se bases para incentivar esse tipo de ferramenta como modelo de Marketing adaptado e voltado para a indústria farmacêutica. O estudo permitiu concluir que as variáveis escolhidas para avaliar o grau de mudança de opinião dos médicos inquiridos, logo após a explicação científica sobre os temas relacionados com a dislipidemia e a nova classe de medicamentos destinada ao tratamento dessa patologia, revelaram a importância da educação médica através do Marketing de Relacionamento antes de lançar uma nova classe de fármacos. No contexto da validação do modelo, é possível constatar que ele pode ser utilizado como ferramenta na fase de pré-lançamento de um produto, em um país onde as leis vigentes proíbem quaisquer outros meios de promoção.
- O Processo de Planejamento Estratégico em Pequenas Empresas: o caso “Mundo Novo Educação Especial”Publication . Kubaski, Fabricio Coutinho; Salazar, AnaO planejamento estratégico é o processo através do qual as empresas identificam recursos potenciais, reconhecem fraquezas, avaliam oportunidades e ameaças no ambiente que atuam e formulam as estratégias para obter vantagens competitivas sobre a concorrência, assegurando o sucesso dos resultados planejados. Esse trabalho desenvolveu-se com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre o processo de planejamento estratégico e adaptá-lo à realidade das empresas de pequeno porte, através de um caso prático, com a elaboração do plano de negócios de uma pequena empresa de prestação de serviços no segmento de educação especial, o caso “Mundo Novo Educação Especial”. Com relação à metodologia adotada, podemos descrevê-la como uma abordagem qualitativa, com design exploratório através de pesquisa bibliográfica para a fundamentação teórica sobre o processo de planejamento estratégico, seguida de estudo de caso aplicado ao planejamento estratégico da empresa Mundo Novo Educação Especial, com levantamento de dados secundários internos e externos, e dados primários qualitativos. Dentre as conclusões do estudo foi possível identificar a existência de uma grande lacuna de conhecimento sobre os processos de gestão empresarial no ambiente da empresa pesquisada, e que esse despreparo e a falta de planejamento podem torna-la mais vulnerável aos riscos do mercado e contribuir para o seu insucesso. Isso reforça a importância do processo de planejamento estratégico como uma ferramenta de apoio que amplia o conhecimento sobre o ambiente de negócios, desenvolve habilidades de gestão e que pode ser adequado a todos os tipos de empresas, inclusive às empresas de pequeno porte, como no caso estudado.