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- O carácter estratégico dos incentivos na gestão de pessoas e a sua relação com o desempenho profissionalPublication . Mateus, Américo dos Santos; Cardoso, AntónioEste trabalho de pesquisa científica está focalizado nos incentivos. Faz-se uma relação entre os incentivos e o desempenho tomando esse elemento como estratégico para a gestão de pessoas. A revisão bibliográfica relevante e actual foi fundamental para sustentar e fazer a conexão com o estudo de campo. O trabalho aborda as diversas formas de incentivos e o seu impacto na motivação que geram o desempenho no contexto do trabalho. Essa revisão permitiu fazer análise do processo da motivação, das teorias motivacionais e de sistemas de incentivos aplicados em cada contexto empresarial aos seus colaboradores. Particular realce às teorias de conteúdo, teorias de processo e teorias de resultado. Abordou-se também as categorias das necessidades e os tipos de forças motivacionais através dos quais os indivíduos concentram as suas energias para alcançar determinados objectivos. O segundo capítulo apresenta os principais conceitos e distinção entre incentivos e recompensas bem como a descrição dos componentes compensatórios mais difundidos. Foram enfatizados os incentivos económicos, por serem os que mais sobressaem no âmbito contratual entre o empregado e o empregador. Os incentivos sugerem, pela sua importância, aspectos a ter em conta na decisão de permanecer ou abandonar a organização, bem como são fundamentais para a manutenção da empresa. Foi enfatizado o dinheiro como elemento material que simboliza o valor, o status e o poder não só económico como também social. A recompensa é considerada como um activo estratégico para a empresa logo, recompensar um trabalhador deverá ser entendido como um investimento e não um custo, se forem considerados os retornos que este colaborador motivado e mais habilitado pode trazer à organização. Os resultados da pesquisa feita em duas instituições, sendo uma pública e outra privada apresentados em forma de tabelas, gráficos e respectivas interpretações, demonstram que mesmo sendo reconhecido o carácter estratégico dos incentivos e sua influência no desempenho, este não é convenientemente difundido nem percebido. As conclusões refletem os resultados e as respostas aos objectivos e questões da pesquisa. As recomendações são dirigidas às instituições alvo da pesquisa, à empresas similares e à instituição académica no sentido de seleccionar este tema para estudos selectivos nos cursos de gestão.
