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- Monomeric and oligomeric flavan-3-ols and antioxidant activity of leaves from different Laurus sp.Publication . Ferreira da Vinha, Ana; Guido, Luís F.; Costa, Anabela S.G.; Alves, Rita C.; Oliveira, M. Beatriz P. P.The phenolic profile and antioxidant activity of three endemic Laurus sp. from Portugal were analysed. Dried leaves of L. nobilis L., L. azorica (Seub.) Franco, and L. novocanariensis Rivas Mart., Lousã, Fern. Prieto, E. Días, J. C. Costa & C. Aguiar, collected in the mainland and in the Azores and Madeira archipelagos, respectively, were used to prepare different extracts (aqueous, ethanolic and hydroalcoholic). They were studied regarding their DPPH˙ scavenging activity, total phenolic and flavonoid contents, and the main phenolic compounds were identified by HPLC-DAD-ESI-MS/MS. Total flavonoid contents were 30.1, 46.3, and 36.7 mg of epicatechin equivalents per g of sample (dry weight) for L. nobilis, L. azorica and L. novocanariensis, respectively. Epicatechin was the major compound, representing ∼12.1% of total flavan-3-ols in L. nobilis, ∼25.6% in L. azorica, and ∼19.9% in L. novocanariensis. Although all samples presented a similar phenolic profile, significant differences were observed in their total contents and antioxidant activity.
- Explorar e interagir também no digital: um desafio para os mais crescidosPublication . Gouveia, Luis BorgesO impacte do digital é inegável. Atualmente, a sua discussão apenas possui valor quando concretizada em partilha de experiências, modelos, estratégias ou novos dados que surjam. As inúmeras experiência se propostas que estão em exploração nas nossas escolas, na casa de cada família ou em contextos mais alargados, desde o clube até ao ATL, passando pela casa dos amigos ou mesmo pela interação em lojas de grande consumo, ou mesmo com o resultado dos media, mostram a enorme exposição ao digital e que o grande desafio é mesmo com os mais crescidos. As tecnologias e os alunos são, na escola, a visão da procura para a oferta e tal constitui uma ruptura com a estruturada própria escola no sentido que equaliza as relações de poder e cria novas dinâmicas que alteram os fatores de relacionamento e, naturalmente, todo o processo de ensino e aprendizagem. As tecnologias de informação e comunicação constituem assim um fator de ponderação no equilíbrio da sala de aula e com a família, constituindo(ou não) um regulador da aprendizagem e ferramenta para a descoberta de conhecimento.