Browsing by Author "Voos, Sandra Maciel de Arruda"
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- A educação inclusiva dos alunos com transtorno do desenvolvimento intelectual: percepção de estudantes de pedagogia e sua formaçãoPublication . Voos, Sandra Maciel de Arruda; Coelho, FátimaO presente estudo busca compreender a percepção de estudantes de pedagogia sobre seu processo de formação para poderem atuar numa escola inclusiva. A pesquisa foi aplicada em quatro instituições de ensino superior da cidade de Joinville, estado de Santa Catarina, Brasil, no ano de 2019. Optou-se por um estudo de natureza quantitativa que teve como instrumento de coleta de dados o inquérito por questionário, aplicado a 55 participantes. Concluiu-se que a maioria dos inquiridos já tiveram experiência de contacto com pessoas com TDI no final da sua formação e que a percentagem dos que sentem dificuldade na interação com estas pessoas é muito semelhante com os que não sentem. No que se refere à inclusão destes alunos numa sala de aula os futuros professores na sua maioria discordam que a sua presença possa contribuir para que os outros alunos assumam condutas inadequadas. No entanto quando se coloca a questão que a sua presença numa sala de aula possa atenuar as diferenças entre eles e os seus companheiros, a maioria discorda ou está indecisa. A presença de um aluno com TDI na sala de aula para os participantes não interfere com o progresso dos seus colegas, pois a maioria concorda a afirmação. No entanto verifica-se que os futuros professores têm uma perceção diferente dos que estão a favor da inclusão dos alunos com TDI no ensino regular, uma vez que consideram que na realidade, estes, estão pouco interessados em melhorar a qualidade do ensino, pois a maioria diz concordar com esta afirmação. Conclui-se ainda que a condição mais relevante para os inquiridos relaciona-se com a formação específica que os prepara para trabalhar com classes heterogéneas pois a maioria considera totalmente importante o aumento de horas de preparação para a educação inclusiva no currículo das faculdades de pedagogia. Constatamos também que os estudantes consideram muito importante, a condição matérias especificas para trabalhar com alunos com TDI e enunciam a formação em atitudes inclusivas importante.