Browsing by Author "Vieira, Ricardo Nuno da Silva"
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- Os constrangimentos das equipas de autoavaliação nas escolas de 2º e 3º ciclos da RAMPublication . Vieira, Ricardo Nuno da Silva; Coelho, FátimaA obrigatoriedade da avaliação interna das escolas públicas do ensino básico e secundário surge com a publicação da Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro. Na Região Autónoma da Madeira (RAM), tendo em conta a especificidade e contexto regional, a publicação da Portaria n.º 245/2014 de 23 de dezembro, veio aprovar o regime jurídico da Aferição da Qualidade do Sistema Educativo Regional, a autoavaliação dos estabele-cimentos educativos da RAM. Neste trabalho de investigação, propõe-se realizar um estudo que tem como objeti-vos, os seguintes: Compreender qual a perceção dos modelos de Autoavaliação (AA) aplicados nas escolas do 2º e 3º Ciclos da RAM pelas Equipas de Autoavaliação (EAA); Identificar o estado atual de implementação da AA nestas escolas e os constrangimentos sentidos pelas EAA, bem como, Averiguar se os planos de melhoria têm consecução por parte dos órgãos de gestão para atuarem em função dos resultados da AA. A metodologia utilizada neste trabalho de projeto foi qualitativa e como técnica de recolha de dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas em cinco escolas e a cinco participantes, que coordenam as EAA das referidas escolas. Para a análise e inter-pretação dos resultados obtidos foi utilizada a análise de conteúdo. O estudo permite afirmar que as escolas atualmente desenvolvem um dispositivo de AA, baseado no Referencial Comum de Avaliação, emanado pela Secretaria Regional de Educação (SRE). Outra inferência prende-se com os principais constrangimentos senti-dos pelas EAA na implementação do processo de AA, mencionadas pelas coordenadoras, nomeadamente: a formação específica dos professores (ou a falta dela), as resistências internas por parte dos colegas, a falta de espaços para as equipas poderem trabalhar, a falta de tempos horários em comum e por vezes a falta de material informático. Pode-se deduzir também que a generalidade das escolas produz planos graduais de melhoria na sequência da AA, sendo estes aproveitados pelo órgão de gestão com o propósito de im-plementar as mudanças necessárias para que ocorra uma melhoria da escola.