Browsing by Author "Vieira, Cione dos Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Atuação docente na educação inclusiva: práticas de ensino para alunos com perturbação de hiperatividade com défice de atenção numa escola pública localizada no município de Mazagão/APPublication . Vieira, Cione dos Santos; Alves, Ana Paula AntunesA presente dissertação tem como temática de estudo e objetivo geral, investigar a educação inclusiva na educação básica, dando ênfase à atuação docente na inclusão dos alunos com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). A investigação refere que o Perturbação se caracteriza a partir de sintomas de distração, inquietação e ansiedade que podem influenciar, de forma negativa, o processo educativo dos alunos diagnosticados com PHDA. Este trabalho foi estruturado em seções. Sendo que, a primeira se refere à fundamentação teórica e abrangeu três capítulos. O primeiro capítulo da fundamentação teórica foi sobre a educação especial e inclusiva na história da educação brasileira, com delimitação no Brasil e legislações pertinentes à inclusão educacional no Brasil; no segundo capítulo foi abordado o Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA), a partir de seus conceitos e principais manifestações, seguido das causas, sintomas, tipos de diagnóstico e tratamento. Por fim, o terceiro capítulo refere a atuação docente na inclusão dos alunos com PHDA, a necessidade da formação inicial e continuada docente, além da importância da participação da família na aprendizagem da criança com PHDA e as adaptações na metodologia de ensino. A segunda parte foi o trabalho empírico, que se desenvolveu a partir de um estudo de caso, utilizando uma abordagem qualitativa, com recurso a instrumentos de recolha de dados, tais como: observação direta e entrevista a professores, do ensino regular e do Atendimento Educacional Especializado, além da mãe do aluno diagnosticado com o referido transtorno. No final os dados foram analisados com intuito de compreender os resultados alcançados. Como conclusão podemos considerar que os objetivos da pesquisa foram alcançados e acreditamos que podem contribuir para uma melhor compreensão da profissionalidade docente, reforçando o compromisso dos docentes envolvidos na formação contínua em prol de uma educação de qualidade.