Browsing by Author "Vasconcelos, Ana Maria Poço"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A intervenção de docentes do 1º e 2º ciclos do ensino básico e de educação especial na inclusão de alunos com perturbações do espetro do autismo em contexto escolarPublication . Vasconcelos, Ana Maria Poço; Madeira, LeocádiaO presente estudo pretende analisar de que forma a intervenção de docentes do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico e de Educação Especial promovem a inclusão de alunos com Perturbações do Espetro do Autismo, em contexto escolar, nomeadamente, nos Agrupamentos de Escolas de Valença, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira e Santa Maria Maior. A metodologia utilizada neste estudo foi quantitativa, com recurso à aplicação de inquéritos por questionários a docentes do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico e a docentes de Educação Especial, a lecionarem em Agrupamentos do distrito de Viana do Castelo, nomeadamente, os Agrupamentos de Escolas de Valença, Paredes de Coura, Vila Nova de Cerveira e Santa Maria Maior. O inquérito foi aplicado aos docentes cujas turmas integram alunos com Perturbações do Espetro do Autismo, ou que, ao longo da sua docência trabalharam com estes alunos. Os resultados permitem verificar que os dois grupos de docentes aceitam a inclusão, embora, os docentes do 1º e 2º ciclos afirmem que é difícil organizar a sala de aula e existe uma necessidade obrigatória de alterar as atividades normais da aula em função destes alunos, concordando com o apoio que os docentes de Educação Especial lhes proporcionam. As dificuldades dos docentes do 1º e 2º ciclos recaem sobretudo na comunicação e no comportamento dos alunos com PEA e mais de metade dos docentes assume não utilizar qualquer modelo de intervenção. Os docentes de Educação Especial demonstram ser mais favoráveis, quer à aceitação destes alunos, quer à utilização de métodos/estratégias e modelos de intervenção, no entanto, sentem também uma grande dificuldade no comportamento de ambos.