Browsing by Author "Trigo, Miguel"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação da evolução de competências transversais e técnicas, num percurso de formação profissional: experiência pilotoPublication . Pinto, Helder; Gouveia, Luis Borges; Trigo, MiguelAo longo de um percurso de formação profissional é esperado que os participantes adquiram novas competências técnicas, mas será que as competências transversais são desenvolvidas em paralelo? O objetivo deste relatório é documentar e analisar a aplicação de questionários como experiência piloto, realizados no âmbito do estudo que tem como objetivo medir a evolução das competências de um grupo de participantes de um percurso formativo e avaliar se as competências transversais evoluem proporcionalmente com as competências técnicas. Assim, será possível avaliar e validar os questionários usados para recolha de dados desta investigação realizada no contexto do doutoramento em Ciências de Informação – Sistemas, Tecnologias e Gestão de Informação. Os questionários em análise têm como objetivo avaliar o perfil de competências dos participantes em cursos de formação profissional de Especialização Tecnológica da área 481 – Ciências Informáticas e enquadram-se na primeira de três fases de recolha de dados que acontecem em momentos chave: inicial, intermédio e final. Nesta experiência piloto, são aplicados dois tipos de questionários: 1) teste técnico, organizado com 20 questões fechadas de múltipla escolha e que abordam aspetos gerais e introdutórios de temas relacionados com aspetos da área 481; e 2) dinâmicas de grupo, cuja avaliação é feita por observação direta mediante interação dos participantes relativamente a um problema apresentado, sendo que os parâmetros de aferição são estabelecidos recorrendo a dados atuais de competências que empresas da mesma área procuram nom momento de contratação de novos colaboradores. Este relatório mostra análise gráfica dos dados recolhidos, assim como considerações e pontos de melhoria apontados para revisão dos instrumentos.
- A comunicação interna na UFP na perspectiva do QUESCI©Publication . Rosmaninho, Ágata; Cairrão, Álvaro; Ramos, Áurea; Barros, Carla; Camelo, Cláudia; Sampaio, Francisco M.; Trigo, MiguelO presente artigo versa a temática da comunicação interna numa instituição de ensino superior – a Universidade Fernando Pessoa (UFP). Para efectuar o diagnóstico da comunicação interna na UFP, foi desenvolvida uma metodologia qualitativa, que permitiu a posterior elaboração da principal ferramenta de aferição do estado da comunicação interna, um questionário, designado pela equipe de trabalho por QUE SCI ©. Os resultados, de uma forma genérica, mostraram-se bastante positivos; não obstante conseguiu-se identificar algumas situações que não dispensam uma intervenção futura. Good and sound internal communication is essential to the functioning and growth of any organization. This article describes a study of the characteristics and quality of the internal communication processes carried out at a medium sized institution, the Fernando Pessoa University. The study evaluates the interdepartmental and staff communication, as well as communication characteristics such as clarity, coherence, timing, usefulness, use of consultation. The study uses a mixed methodology, with six focus groups and a proprietary questionnaire (QUESCI) administered to 270 employees, for which psychometric qualities (reliability and validity) are presented. Results point to an overall positive outlook, and identify many interesting areas for intervention.
- O repositório institucional como ferramenta de gestão do conhecimento: o caso B-Digital da UFPPublication . Sousa, Carla; Quoniam, Luc; Trigo, MiguelEste artigo faz uma abordagem à temática dos repositórios institucionais (RI) como ferramenta de apoio na gestão do conhecimento. Realça o surgimento dos RI como colecções digitais de armazenamento, preservação e divulgação do conhecimento, possibilitando às universidades uma nova estratégia para o aumento da visibilidade e da reforma da comunicação científica. No final é apresentado o RI criado na UFP como ferramenta de apoio na gestão do conhecimento. This article makes an approach to the theme of institutional repositories (IR) as an important tool in knowledge management support. It highlights IR as an emergent reality of digital collections storage and knowledge preservation and dissemination. This all together, allows the universities to a strategic increasing and reforming of scientific communication. At the end it is presented the most recent UFP on knowledge management support – the UFP IR.