Browsing by Author "Torres, Sandra Carvalho"
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- Estilos de gestão construtiva de conflitos numa organização empresarialPublication . Torres, Sandra Carvalho; Cunha, PedroEste trabalho de Investigação surgiu no âmbito da Dissertação de Mestrado em Mediação e Interculturalidade. O objetivo principal desta investigação foi o de identificar as estratégias de gestão de conflitos utilizadas pela organização objeto de análise empírica. Metodologicamente trata-se de um estudo do tipo descritivo, e quantitativo, uma vez que se procedeu à aplicação de um questionário sobre Estratégias para a Gestão de Conflitos, da autoria de Jesuíno (1992). A opção por este instrumento assentou fundamentalmente no fato de se tratar de 1 escala originalmente portuguesa e não ter sido ainda objeto de estudo de outras investigações. Neste sentido, a pesquisa empírica procurou cruzar 1 conjunto amplo de variáveis sociodemográficas (género, idade, habilitações literárias, estado civil, tipo de colaborador, se tem colaboradores a seu cargo e tempo de trabalho na organização) com os cinco estilos de Gestão de Conflitos enunciadas no referencial teórico de base do instrumento utilizado. Os resultados apontam para que os cinco estilos de gestão de conflito estejam presentes na nossa amostra, no entanto os estilos compromisso e colaboração parecem ser os mais utilizados e o Evitamento o menos presente. As variáveis sociodemográficas como o género, colaboradores a cargo, habilitações literárias e o estado civil parecem estar correlacionadas com os estilos preferenciais a adotar numa situação de conflito. A idade e o tempo de trabalho na organização da amostra não apresentam correlação direta com nenhum dos estilos de gestão de conflito. This work arose within the Research Dissertation in Mediation and Interculturalism. The main objective of this research was to identify strategies of conflict management used by the organization subject to empirical analysis. Methodologically this is a descriptive study, and quantitative, since it proceeded to a questionnaire on Strategies for Conflict Management, authored by Jesuíno (1992). The choice of this instrument was based primarily on the fact it is one scale originally Portuguese and has not yet been studied by other investigations. In this sense, empirical research sought to cross one broad set of sociodemographic variables (gender, age, educational attainment, marital status, type of employee, if you have employees in charge and working time organization) with the five Conflict Management strategies listed on the theoretical basis of the instrument used. The results indicate that the five styles of conflict management are present in our sample, however the commitment and collaboration styles seem to be the most used and the least Avoidance present. Sociodemographic variables such as gender, employees or dependents, qualifications and marital status appear to be correlated with the styles preferred to adopt a conflict. The age and working time organization in the sample do not appear to present any direct correlation with any of the styles of conflict management.
- Impacto das variáveis sociodemográficas no potencial dos jovens com formação superior em PortugalPublication . Torres, Sandra Carvalho; Cunha, PedroA avaliação do potencial intelectual dos jovens é uma preocupação dos processos de seleção. Cada vez mais, as organizações procuram fatores de diferenciação dos seus quadros, apostando em jovens que possuem potencial para o seu desenvolvimento intelectual. Muito embora este potencial possa ser tido como inato, ele é altamente influenciado pelas estimulações das aprendizagens realizadas nos diversos contextos onde se inserem ao longo da vida e das oportunidades que detêm no seu desenvolvimento. O presente estudo procurou compreender o impacto das variáveis sociodemográficas no potencial dos jovens em Portugal. Participaram 342 jovens, com idades compreendidas entre os 21 e os 30 anos de idade, que estiveram presentes num processo avaliativo realizado por uma empresa de consultoria do norte do país, para um programa de estágios internacionais. Estes jovens foram avaliados ao nível da inteligência geral, raciocínio numérico e lógico, nível de inglês e desempenho final. Os principais resultados apresentam correlações positivas entre a inteligência e os raciocínios, bem como com o desempenho final. A inteligência geral apresenta correlações positivas significativas com o nível de inglês. A análise de regressão múltipla realizada à variável desempenho final identificou um modelo constituído pelo nível de inglês, NSE e raciocínio numérico explicativo de cerca de 13% da variância dos resultados. As análises diferenciais realizadas mostram o impacto do género na inteligência geral e raciocínio numérico, da idade no nível do inglês, do NSE na inteligência geral, nível de inglês e desempenho final e das áreas de formação no raciocínio lógico, numérico, nível de inglês e desempenho final. Estudos posteriores devem ser realizados para analisar o impacto de outras variáveis sociodemográficas no potencial de jovens em Portugal.