Browsing by Author "Sousa, Marisa Moreira"
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- A pintura e o desenvolvimento da comunicação no Primeiro Ciclo do Ensino Básico, na criança AutistaPublication . Sousa, Marisa Moreira; Ventura, TerezaEsta dissertação, realizada no âmbito da obtenção do mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor, apresenta como tema condutor de todo o desenrolar da investigação a Pintura e o Desenvolvimento da Comunicação no Primeiro Ciclo do Ensino Básico, na Criança Autista. Pretende-se, através de um estudo comparativo entre docentes especializados na intervenção em crianças autistas de Portugal e dos Estados Unidos da América, analisar e tirar conclusões acerca da possível contribuição da pintura no desenvolvimento da comunicação verbal e não-verbal na criança pertencente ao primeiro ciclo do ensino básico, tendo em conta que a comunicação é um domínio comprometido em qualquer sujeito autista, ainda que em níveis de comprometimento díspares. A investigação decorreu com a colaboração de docentes ligados à intervenção em crianças autistas que frequentem este nível de ensino. Foi objetivo geral deste estudo averiguar se as atividades de pintura produzem qualquer tipo de efeitos positivos e/ou negativos na área da comunicação verbal e não-verbal na criança autista frequentando o 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Como objetivos específicos encontram-se os seguintes: Aferir se a pintura é um meio facilitador da comunicação verbal e não-verbal com os pares e com o adulto; Verificar se os profissionais da educação recorrem à pintura como terapia facilitadora do desenvolvimento da comunicação nas crianças autistas; Aferir se a criança autista revela comportamentos dissemelhantes na sua comunicação quando recorre à pintura e quando não recorre à pintura. Esta investigação foi suportada na articulação entre a metodologia quantitativa e qualitativa, com triangulação de resultados obtidos pela aplicação dos instrumentos de recolha de dados: o questionário e a entrevista. Atingiram-se totalmente os Objetivos definidos: Aferir se a pintura é um meio facilitador da comunicação verbal e não-verbal com os pares e com o adulto; Verificar se os profissionais da educação recorrem à pintura como terapia facilitadora do desenvolvimento da comunicação nas crianças autistas; Aferir se a criança autista revela comportamentos dissemelhantes na sua comunicação quando recorre à pintura e quando não recorre à pintura.