Browsing by Author "Sousa, Clara Maria Oliveira de"
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- A importância das atividades laboratoriais das ciências físico-químicas no desenvolvimento dos alunos com dificuldades de aprendizagem: estudo de casoPublication . Sousa, Clara Maria Oliveira de; Coelho, FátimaO interesse desta investigação, emergiu pelo facto de serem escassos, em Portugal, estudos das ciências e a sua prática experimental, nomeadamente das Ciências Físico-Químicas (CFQ), direcionados a alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), em particular, a alunos com Dificuldades de Aprendizagem (DA) que comumente são expostos no ambiente escolar. O presente estudo tem, como objetivos indagar se as Atividades Laboratoriais (AL) desenvolvidas nas aulas de CFQ serão promotoras da aprendizagem, da participação e da inclusão, bem como, se as AL em grupo, serão uma estratégia promotora da inclusão destes alunos com DA. A metodologia adotada, de cariz qualitativo, baseada num estudo de caso, utilizou a grelha de observação (aprendizagem e inclusão nas AL em grupo) e o teste sociométrico (inclusão e participação nas AL), como instrumentos de investigação. Participaram neste estudo, quatro alunos com DA de uma turma do 8.º ano do 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), de uma escola situada na cidade de Viana do Castelo. Constatou-se, perante os resultados, que as AL foram promotoras da aprendizagem dos alunos com DA, no sentido em que todas as classificações aumentaram para níveis positivos ou acima destes. A mesma ilação foi corroborada pela investigadora, na correção das fichas formativas dos alunos de cada AL executada. Relativamente à inclusão, com a implementação das AL no contexto sala de aula das CFQ, quer individualmente, quer em grupo, denotou-se progressão, contudo, de uma forma bastante despretensiosa. Os resultados podem ter como base de explicação, a prática pouco frequente das AL, nestes dois contextos, apesar dos esforços procedentes do MEC que constam nas Orientações Curriculares (OC) e nas Metas Curriculares (MC) no sentido da sua elevada importância. A implementação das AL foram também promotoras e facilitadoras da participação dos alunos com DA. Esta foi considerada ativa, devendo-se em parte, ao papel primordial que a professora titular de turma manifestou neste sentido.
