Browsing by Author "Sousa, Carlos Henrique da Silva"
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- Gestão do conhecimento nas bibliotecas técnico-acadêmicas: proposta de modelo a partir de um estudo de caso no BrasilPublication . Sousa, Carlos Henrique da Silva; Gouveia, Luis BorgesO presente estudo busca propor um modelo de gestão do conhecimento para as bibliotecas técnico-acadêmicas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil. A pesquisa é norteada pela seguinte problemática: como desenvolver um modelo gerencial que implemente ações voltadas para a gestão do conhecimento em bibliotecas técnico-acadêmicas no sentido de estimular e facilitar a criação, o armazenamento, o compartilhamento e o uso do conhecimento em um cenário cada vez mais competitivo e em constante mudança? O objetivo geral é propor um modelo de gestão do conhecimento para as bibliotecas técnico-acadêmicas do Brasil. E tem como objetivos específicos para esse alcance: identificar e analisar modelos de gestão do conhecimento existentes na literatura; identificar e avaliar modelos conceituais de gestão do conhecimento em bibliotecas; compreender as ações voltadas para a gestão do conhecimento em bibliotecas; demonstrar elementos básicos conceituais de gestão do conhecimento para composição de um modelo orientado para as bibliotecas técnico-acadêmicas; e avaliar a eficácia do modelo proposto com base na expertise dos gestores de bibliotecas de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil. Para isso, o trabalho aborda conceitos, instrumentos, princípios e modelos existentes na literatura científica para a gestão do conhecimento e assuntos relacionados com o tema como a gestão estratégica, a cultura organizacional, competências, aprendizagem e inovação no âmbito das bibliotecas. Para a construção do estudo, a pesquisa se caracteriza como sendo de natureza qualitativa, do tipo descritiva-exploratória, fazendo-se uso do estudo de caso. Por meio das técnicas de coleta de dados (pesquisa bibliográfica, observação direta intensiva e aplicação de questionário via Google Formulários) foi possível identificar e selecionar três modelos de gestão do conhecimento e com base neles propor um modelo próprio voltado às bibliotecas técnico-acadêmicas, como também inquirir os gestores de um sistema de bibliotecas pertencente à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, especificamente no Estado do Ceará, sobre os elementos constitutivos do modelo conceitual proposto. O procedimento de análise dos dados foi realizado por meio da análise de conteúdo e através da técnica de análise categorial. Os resultados obtidos, após avaliação e validação por uma amostra de gestores de bibliotecas, evidenciaram que os elementos conceituais que compõem o modelo proposto possibilitam um ambiente que facilita a implementação do gerenciamento do conhecimento nas bibliotecas dos institutos federais, aperfeiçoando serviços, produtos, qualificação dos colaboradores, otimização dos processos de gestão e adaptabilidade de acordo com às demandas e realidade de cada biblioteca, adaptando-se ao ambiente da instituição em que atuam. Com base na fundamentação teórico-empírica e nos resultados da pesquisa, esperamos ter contribuído com um modelo de GC que estimule novas investigações e que sirva como uma referência para gestores de bibliotecas e bibliotecários em promoverem a implementação da gestão do conhecimento.
- Gestão do conhecimento nas bibliotecas técnico-acadêmicas: proposta de modelo a partir de um estudo de caso no BrasilPublication . Sousa, Carlos Henrique da Silva; Gouveia, Luis BorgesSousa. C. e Gouveia, L. (2021). Gestão do Conhecimento nas Bibliotecas Técnico-Acadêmicas: proposta de modelo a partir de um estudo de caso no Brasil. Seminário Doutoramento em Ciência da Informação, especialidade Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação (SITEGI). 9 de Julho. Universidade Fernando Pessoa. Porto.