Browsing by Author "Sousa, Carla Eduarda da Silva"
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- O conhecimento dos docentes da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa sobre aleitamento maternoPublication . Sousa, Carla Eduarda da Silva; Abreu, Maria JoséO estudo efectuado intitulado “O Conhecimento dos Docentes da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa sobre Aleitamento Materno” tem como objectivo geral identificar os conhecimentos dos docentes sobre aleitamento materno. Actualmente, são várias as organizações (OMS/UNICEF) que promovem e divulgam a o aleitamento materno em todo mundo, preconizando a prática do aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses de vida do bebé, o que confere uma nutrição equilibrada e adequada, bem como protecção contra infecções e vinculação entre mãe-filho. Neste estudo a questão de investigação, que desencadeou a problemática foi: “Quais os Conhecimentos dos Docentes da Faculdade de Ciências da Saúde sobre Aleitamento Materno?”. Pela sua natureza, o presente estudo insere-se num estudo quantitativo, descritivo e transversal. A população-alvo deste estudo remete para os docentes da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa. O método de colheita de dados utilizado foi o questionário e aplicado a uma amostra de 20 docentes da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa para identificar os seus conhecimentos nesta problemática. Após o tratamento informático dos dados e a sua análise estatística, os resultados evidenciam que na sua maioria, os docentes possuem conhecimentos acerca do aleitamento materno, nomeadamente ao nível das vantagens do aleitamento materno; da anatomia e fisiologia da lactação; dos princípios a atender na técnica da amamentação; das contra-indicações da amamentação; das razões da interrupção precoce da amamentação; dos direitos dos pais sobre a amamentação. A realização deste estudo contribuiu para a aquisição de conhecimentos relativos à temática do aleitamento materno e para o desenvolvimento de competências no âmbito da metodologia científica.