Browsing by Author "Sousa, Andreia Cristina Alves de"
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- Health literacy and its associated factors among university studentsPublication . Sousa, Andreia Cristina Alves de; Oliveira, AndreiaIntrodução A literacia em saúde mede a capacidade dos indivíduos de adquirir e entender conceitos básicos de saúde. Espera-se que os estudantes universitários, devido à sua alta escolaridade, apresentem altos níveis de literacia em saúde, embora nenhum estudo anterior tenha identificado a prevalência e seus fatores associados em estudantes universitários de Portugal. Objetivos O objetivo deste estudo é quantificar o nível de literacia em saúde entre estudantes universitários de Ciências da Saúde avaliar os seus fatores associados. Metodologia Um estudo observacional transversal foi realizado na Universidade Fernando Pessoa. Os participantes foram alunos do primeiro ano de um dos sete ciclos de estudos em ciências da saúde em 2019-2020, que frequentavam o ensino regular e que falavam e compreendiam a língua portuguesa. A amostra final incluiu 165 participantes (125 mulheres, 40 homens, idade média de 20 anos). Foi alcançada uma proporção de participação (entre os elegíveis) de 84%. Para a recolha dos dados, foi desenvolvido um questionário estruturado de autopreenchimento, incluindo o METER (Medical Term Recognition Test) para avaliar a literacia em saúde, previamente validada na população adulta portuguesa, e perguntas sobre características sociodemográficas, estilos de vida e índice de massa corporal (IMC) auto-reportado. Odds ratio (OR) e os respetivos intervalos de confiança a 95% (IC) foram calculados por modelos de regressão logística, após ajuste por sexo, idade e IMC. Resultados A pontuação mediana de literacia em saúde foi de 35,0, variando de 0 a 39 (intervalo possível de 0 a 40). A prevalência de literacia em saúde baixa foi de 9,7% e 52,1% apresentaram literacia em saúde funcional em saúde (pontuação 35-40). Homens, estudantes com mais de 20 anos, pais com menos escolaridade, estudantes portugueses, não trabalhadores, não fumantes, que assistem mais de duas horas por dia de TV e que se autodeclararam com sobrepeso ou obesidade reportaram pontuações mais elevadas em literacia em saúde, mas encontraram-se diferenças apenas para idade da participante, escolaridade da mãe e o IMC auto-reportado. Em análise multivariada, apenas excesso de peso / obesidade foram significativamente associados a um grau funcional de literacia em saúde (OR = 3,17, IC 95%: 1,07-9,41). Conclusões Apenas uma fração limitada dos estudantes universitários de ciências da saúde apresentou literacia em saúde funcional (52%). O estado nutricional auto-reportado foi o único fator significativamente associado à literacia em saúde; aqueles classificados como com excesso de peso ou obesidade tiveram 3 vezes mais probabilidade de ter um grau funcional de literacia em saúde.