Browsing by Author "Sousa, Adam Benedito do Carmo de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O professor e os desafios na perspectiva da educação inclusiva: as experiências no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), Campus MacapáPublication . Sousa, Adam Benedito do Carmo de; Maia, Rui LeandroO professor tem buscado superar seus limites, pois incluiralunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) em instituições de ensinotem setornado um desafio. A pesquisa apresenta a seguinte temática: Oprofessor e os desafios na perspectiva da educação inclusiva. A presente investigação tem como objetivo geral,conhecer os desafios que os professores enfrentam no contexto da inclusão de alunosno Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), campusMacapá-AP, e verificar como os professores assistem os alunos com NEE e concebem a inclusão. Ainda, buscou-se analisar como a formação inicial e continuada contribuem para o desenvolvimento profissional do professor. O estudo tem como participantes35 (trinta e cinco) professores que lecionam no ensino médio profissionalizante. Como metodologia,optou-se por um Estudo de Caso com um método predominantemente qualitativo. O instrumento de abordagem será por meio de uma entrevista semi-estruturada que contemplou os objetivos da dissertação. Os resultados da investigação indicam que os docentes ainda não estão totalmente preparados para atender os alunos com NEEs, devido a uma defasagem de formação inicial. Ainda, conclui-se que, apesar dos desafios para inerir os alunos com NEE na perspectiva da educação inclusiva, os professores demonstraram uma boa receptividade com mesmos e, conseguiram perceber avanços nos discentes a partir das metodologias e avaliações utilizadas. Como medidas sugeridas, propõe-se formação mais especializada e contínua, tanto para os professores do ensino regular, quanto para os docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE).