Browsing by Author "Sobrinho, Luiz Carlos Duran"
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- A informação como estratégia para a prática inclusivaPublication . Sobrinho, Luiz Carlos Duran; Alves, Ana Paula AntunesO presente estudo, intitulado “A informação como estratégia para a prática inclusiva”, propõe compreender a percepção dos professores de um colégio estadual de ensino médio na cidade do Rio de Janeiro, sobre os benefícios da leitura a respeito da inclusão de alunos com deficiência durante o curso de formação inicial (caso tenham tido essa experiência). O objetivo é investigar se essa experiência os influencia a adotar atitudes inclusivas em relação aos alunos com necessidade educacionais especiais (NEE), isto é, alunos oriundos ou não da educação especial. Ler é fazer um caminho para a liberdade, pois o ato de ler nos leva a conhecer, e conhecer é trazer para si coisas não vividas ou ainda não compreendidas. Assim, a leitura daquilo que não conhecemos nos fornece informações para compreendermos melhor alguns aspectos da educação especial -objeto do estudo- que deveria ser uma das preocupações na formação inicial de professores. A metodologia utilizada foi com viés de característica quantitativa, que por meio de uma pesquisa bibliográfica e da aplicação de um inquérito com frases afirmativas para os professores, é que foi elaborado este estudo, que visa proporcionar um maior conhecimento acerca da inclusão, corrente da educação especial. Já que a educação é um direito de todos os seres humanos, conforme expresso no artigo I da Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela Organização das Nações Unidas em 1948, isso nos instiga ao debate. Provoca tanto aqueles que estão dentro quanto os que estão fora das escolas a refletirem sobre uma possível mudança de visão em relação à nossa concepção e parâmetros organizacionais. Ora, diversos são os assuntos que nos desafiam, tais como: acessibilidade, inclusão, integração e afetividade, que são cruciais para o verdadeiro sucesso de um espaço escolar para todos, como aliás, deve ser um ambiente inclusivo de ensino e aprendizagem. Os resultados demonstraram que que apesar da longa caminhada percorrida de uma escola para todos, ainda existem barreiras que persistem em desafiar o direito de muitos de frequentarem este espaço inclusivo. Assim, é preciso ampliarmos nossa maneira de ver, ouvir e sentir o outro, visto que juntos somamos fraternidade, solidariedade, afetividade, conhecimento, respeito e igualdade.
