Browsing by Author "Silva, Mariana Rosas da"
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- Fotografia analógica, fotografia digital e Promptography: igualdades, divergências e desafios futurosPublication . Silva, Mariana Rosas da; Torres, RuiA fotografia é, por vezes, esquecida, apesar de nos cruzarmos com ela, diariamente. Talvez isto se deva, principalmente, à sua quase omnipresença na Internet, que a banalizou, tornando-a em algo trivial que está a perder o fascínio anteriormente causado. Quando surgiu, a fotografia digital causou furor entre os fotógrafos, desde logo porque colocou em risco a legitimidade de créditos ao fotógrafo, alegando, alguns autores, que seria resultado de uma câmara e não do trabalho do profissional. No entanto, não devemos esquecer que o mesmo aconteceu com o surgimento da câmara analógica, com a discussão se as fotografias eram, ou não, Arte, tendo alguns teóricos alegado que as fotografias eram, também, um resultado de processos mecânicos e não apenas artísticos, ao contrário das pinturas. Embora a fotografia digital, por envolver mais tecnologias, tenha aumentado os receios dos artistas quanto à sua qualidade artística, desde sempre o universo da fotografia esteve envolvido em polémicas. Agora com a promptography estamos a ter uma repetição da história. Com o surgimento e comercialização das aplicações baseadas em Inteligência Artificial (IA), o universo fotográfico, tal como aconteceu em vários outras áreas, foi abalado. Mais uma vez fazendo soar os alarmes, a verdade é que a IA também veio motivar novas formas de criatividade do ser humano, tendo, nesse contexto, surgido aquilo que alguns autores apelidam de promptography. A promptography revelou e desencadeou, assim, problemas já existentes, suscitando, porém, novos questionamentos relativamente ao papel do humano, na criação fotográfica. Urge, assim, o debate sobre fotografia analógica, fotografia digital e promptography, analisando a sua relação, o impacto que têm em várias áreas, afetando a sociedade e os indivíduos – ao nível do entretenimento, comunicação, autoexpressão, entre outros. Este trabalho tem como intuito ser um ponto de partida para um debate, uma vez que ignorar, não é a solução. Para um conhecimento mais profundo, proponho primeiro perceber em que consiste uma fotografia e uma promptography e, assim analisar os problemas que têm em comum – manipulação e a consequente falta de transparência, e a falta de direitos, bem como a dúvida de quem e como se deve atribuir os créditos destas imagens.