Browsing by Author "Silva, Jeniffer Vitorino da"
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- A construção da escola inclusiva no município de Franca (São Paulo) e os desafios das metas para o ensino fundamental segundo o plano nacional de educaçãoPublication . Silva, Jeniffer Vitorino da; Ventura, TerezaA presente pesquisa teve o objetivo de compreender as propostas municipais para Educação Especial na perspectiva inclusiva e o que se concretiza no ambiente de inclusão escolar, a partir do que é proposto no município de Franca/SP, com recorte sobre as séries iniciais do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), pois, 505 educandos com necessidades educacionais especiais, regularmente matriculados na rede e que apresentaram laudo médico e frequentam o Atendimento Educacional Especializado, estão nesse nível educacional. Focou-se mais especificamente na compreensão dos princípios da escola inclusiva, partindo da análise das políticas públicas de atendimentos à população, e como tem sido compreendida por extensa parte da sociedade, especificamente, por grande parte dos profissionais da educação. Inicialmente foi realizada uma contextualização histórica dos modelos educacionais e sua relação com o desenvolvimento da Educação Especial no Brasil, para que se pudesse compreender a temática estudada. Em seguida, foi realizada a discussão sobre as concepções teóricas nos âmbitos internacionais e nacionais que subsidiam as políticas públicas municipais. Posteriormente, a pesquisa focou na análise do Plano Nacional de Educação e suas metas, e no que é proposto para a construção de uma escola inclusiva, procurando analisar e compreender o que a rede municipal propõe para temática. A partir dessa análise realizou-se a contextualização das propostas educacionais da rede municipal de ensino. No que se refere ao método de recolha de dados foi utilizado o misto quali/quanti, que possibilita a realização de estudos com desenhos metodológicos diferentes, mas que produzem dados mutuamente complementares, favorecendo uma interpretação mais completa e abrangente do fenômeno investigado. Buscando pela objetividade das respostas, tendo em vista que a análise recorreu a um enfoque quantitativo num primeiro momento, e depois na busca de uma maior compreensão sobre o assunto, foi realizada uma análise qualitativa a partir da entrevista, buscando analisar e compreender os aspectos mais profundos da construção da escola inclusiva. A coleta de dados ocorreu de forma simultânea, ou seja, os dados qualitativos e quantitativos foram coletados ao mesmo tempo, tabulados e analisados de maneira a aprofundar a discussão sobre a educação inclusiva. A integração entre os dados foi realizada ao final da pesquisa para identificar convergências e divergências. Concluiu-se que a rede municipal vem se estruturando para atender os alunos NEE com qualidade. Os entrevistados compreendem a importância e necessidade de se realizar a inclusão, entretanto, ainda se faz necessário realizar melhorias e investimentos na formação do professor e criar uma rede de apoio técnico especializado multidisciplinar, potencializando o trabalho da escola e do professor. Corrigir, segundo o que se explica na metodologia.