Browsing by Author "Silva, Daniel Nascimento Pereira"
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- O valor da marca: modelo integrativo de avaliação de marcasPublication . Silva, Daniel Nascimento Pereira; Cardoso, AntónioAs marcas têm-se afirmado como um fenómeno do marketing e sobretudo do comércio nos últimos 30 anos, fruto do crescimento das marcas no tecido empresarial, da aposta cada vez mais aguerrida nas campanhas de marketing e do crescimento do comércio. Desta forma, as marcas constituem-se como um ativo estratégico para as empresas, sendo necessário gerir e avaliar este ativo. As marcas são criadas, no entanto, para que produzam os resultados esperados é necessário que sejam avaliadas quer no plano interno (através do cliente interno), quer no plano externo (através do cliente externo). Um dos pilares da marca são as suas fontes de valor, denominadas por alguns investigadores como dimensões, serão as fontes de valor internas e externas que serão avaliadas, no sentido de chegar ao valor da marca. Será ainda incorporado no modelo uma vertente de avaliação da formação da preferência. Será criado um novo modelo de avaliação de marcas — modelo integrativo — com o objetivo de dar corpo à presente investigação. O modelo está suportado em três vertentes: o valor interno da marca, o valor externo e a formação da preferência do cliente. Cada uma destas vertentes será avaliada através de fontes de valor, uma mais num plano da formação da preferência, outras num plano de marketing, outras num plano de recursos interno. O objetivo deste trabalho é pois apresentar um novo modelo integrativo (multidimensional) de avaliação de marcas, testar o modelo em marcas do setor têxtil português e verificar a sua aceitabilidade.