Browsing by Author "Silva, Angelina Alves da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Educação escolar indígena diferenciada: um estudo de caso de uma escola ArapiunPublication . Silva, Angelina Alves da; Ventura, TerezaO presente projeto refere-se a um estudo de caso na Aldeia Caruci, Território Cobra Grande, localizado no município de Santarém-PA e tem por objetivo analisar e interpretar a Educação Escolar Indígena na aldeia, nomeadamente sobre a adequação das práticas pedagógicas ao respeito pela diversidade cultural defendida na Constituição Federal de 1988. Para tanto, procurou-se a princípio analisar o entendimento de vários historiadores sobre a diferença entre educação indígena e educação escolar indígena para em seguida estudar a trajetória histórica da educação escolar indígena no Brasil. Para respaldar essa análise buscou-se desenvolver um estudo pautado em historiografia recente que oferece trabalhos relevantes que mostram as lutas e as resistências dos povos indígenas para a concretização da modalidade de ensino escolar em suas aldeias. Pesquisou-se também a garantia dos direitos dos povos indígenas, pós CF/88. Ressalata-se ainda, que este projeto lançou a mão de uma metodologia qualitativa e de informações quantitativas, como também utilizou um estudo de caráter etnográfico, apoiando-se em procedimentos metodológicos como a observação participante, entrevista semi-estruturada, depoimentos e conversas informais com os agentes sociais da aldeia Caruci. Os dados obtidos foram tratados a partir da análise e interpretação simples. Frisa-se ainda, que neste projeto é apresentado uma breve informação sobre o fenômeno etnogênese que ocorreu na região Arapiuns e Baixo Tapajós, processo de reafimação indígena para a preservação, manutenção e regulamentação do território. Ressalta-se no projeto a formação dos professores da aldeia Caruci e a visão que os alunos tem sobre a educação escolar indígena, a qual é oferecida aos mesmo. Expõe-se nesta análise as articulações das lideranças do território Cobra Grande, com destaque para os da aldeia Caruci para terem um PPP que contemple a diversidade cultural presente na aldeia e um calendário escolar voltado para a necessidade das comunidades indígenas que fazem parte do território. Informa-se que este estudo discorrer sobre o compromisso, a responsabilidade, o respeito e a valorização que a aldeia Caruci tem da sua cultura, dos seus saberes e das suas tradições, em que estes estão sempre presente nas atividades docentes da escola.