Browsing by Author "Silva, Ana Bela Sousa da"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A influência do marketing verde na decisão do consumidor: o caso dos produtos de cosméticos e de cuidados pessoais biológicosPublication . Silva, Ana Bela Sousa da; Salazar, AnaA crescente preocupação dos indivíduos com o meio ambiente e a preferência de alguns consumidores por produtos produzidos de forma sustentável tem levado ao desenvolvimento de uma variedade de alternativas biológicas em produtos de diversos setores de consumo. O tema desta investigação incide sobre uma área especifica do marketing, denominada marketing verde, mais concretamente, sobre as implicações que este conceito tem vindo a ter no processo de decisão de compra do consumidor. Na presente investigação é analisado o perfil e o comportamento do consumidor verde com o recurso a variáveis sociodemográficas (sexo, idade, habilitações literárias) e psicográficas (preocupação ambiental). É também alvo deste estudo o comportamento de compra do consumidor verde, com enfoque na intenção de compra de produtos biológicos. No que diz respeito à metodologia, optou-se pelo método descritivo através da aplicação de um inquérito que permitiu quantificar diferentes perceções sobre o processo de decisão de compra dos produtos de cuidados pessoais e cosméticos biológicos. Recorreu-se a uma amostra constituída por 111 respondentes, tendo concluído que: Confirma-se que o preço é um fator importante para o consumidor verde. O comportamento de compra destes produtos varia com o género. A relação das preocupações com a saúde está relacionada com a compra dos produtos biológicos.