Browsing by Author "Silva, Almiria Messias da"
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- As atitudes e práticas dos professores do município de Mazagão-AP, sobre a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (NEE)Publication . Silva, Almiria Messias da; Alves, Ana Paula AntunesA Declaração de Salamanca de 1994, reafirma o direito à educação para todos, independentemente das diferenças individuais. Sendo necessário para tal propósito, o direito fundamental da matrícula e permanência no sistema educacional pautado na perspectiva inclusiva, para atingir certo nível de aprendizagem de acordo com seus interesses e necessidades. Cabe aos governos incentivar a inclusão, desenvolver políticas para a inclusão, destinar orçamentos e promover a inserção. Nesse contexto, surge o papel do professor como agente de mediação no processo da inclusão de alunos com necessidades especiais-NE, onde as atitudes/práticas dos docentes se podem transformar em barreiras ou facilitadores na vida escolar desses alunos. (CIF, 2003). As atitudes em relação à inclusão são antecessoras das práticas que promovem a inclusão das pessoas com NEE, sendo que, a atitude dos professores é de grande importância para avaliar o andamento do processo de inclusão dos alunos com NEE nas escolas, levando em conta que os docentes são profissionais que estão em contato direto com esses discentes. (Omote, 2015) Assim sendo, as suas práticas podem manifestar-se como componentes de inclusão ou exclusão. Por acreditarmos no papel fundamental do professor, elegemos como objetivo central do estudo, recolher dados, atitudes e práticas dos professores inquiridos sobre as suas práticas no universo da inclusão. Depois da recolha dos dados, foi possível avaliar as práticas e atitudes do docente em função das variáveis sociodemográficas; pessoais (género idade, grau académico, habilitação própria). O inquérito foi concebido na forma de questionário, com sessenta enunciados, divididos em secções: a primeira seção foi destinada à recolha de dados profissionais dos inqueridos; na segunda estão os enunciados da Escala de Atitudes Socias em Relação a Inclusão- ELASI, escala produzida e validada por Omote, 2005. Nela existem enunciados que relevam atitudes sobre a inclusão de alunos com NEE. (Omote, 2005). Na terceira seção do questionário revelamos outra escala, a Escala de Eficácia Docente para Práticas Inclusivas-EEDPI, desenvolvida e validada por (Martins et al, 2020), que tem como função mostrar o senso de autoeficácia dos professores sobre as suas práticas em relação à inclusão dos alunos com NEE. (Martins et al, 2020). Após a conclusão da recolha de dados, foi realizada tabulação e tratamento no Software SPSS-25, para fundamentar a discussão dos resultados, contendo as correlações médias das atitudes e práticas dos professores, verificando-se através dessa recolha de dados, que foi possível diagnosticar que esses docentes apresentam atitudes favoráveis e senso de autoeficácia, reveladores de possuem boas práticas nas escolas e que promovem a inclusão dos alunos com NEE dentro das salas de aula regulares.