Browsing by Author "Scarinci, Maria Angela Ferreira de Oliveira"
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- O processo de alfabetização na multideficiência: cognitiva e auditivaPublication . Scarinci, Maria Angela Ferreira de Oliveira; Alves, Ana Paula AntunesO processo de inclusão da pessoa com Necessidades Especiais Educativas (NEE), no decorrer dos anos, desperta o interesse de pesquisadores; apesar disso, não contempla plenamente os indivíduos com multideficiência na questão da aprendizagem. Esta dissertação tem como objetivo compreender o processo da alfabetização na multideficiência, cognitiva e auditiva - através da observação, descrição da intervenção e identificação das potencialidades do aluno com Surdez com Trissomia 21. Para a realização dessa investigação, primeiramente foi feita a revisão bibliográfica e posteriormente, a pesquisa empírica. Foi utilizada a metodologia de estudo de caso. Participaram deste estudo, 8 participantes, a saber: responsáveis e educadores, residentes na cidade do Rio de Janeiro, os quais se dividiram em dois grupos: o primeiro, que cuida da jovem e o segundo, que conhece a temática mas não tem acesso à jovem participante da investigação. No que se refere à amostragem da pesquisa, esses foram oito participantes que residem na cidade do Rio de Janeiro, onde ocorreu este estudo. Tendo como ponto de partida, a estudante C. multideficiente, com a idade de 24 anos, Surdez na Trissomia 21 e o seu processo de alfabetização inserido na Educação de jovens e Adultos-PEJA I, com atendimento em Sala de Atendimento Especializado e Educacional (AEE), no contraturno em outra escola da rede. A partir da recolha dos dados, mesmo diante das variáveis deste ensino, existe a necessidade de um procedimento que ressalte as competências - com credibilidade - no potencial do indivíduo, de forma a promover conjuntos de ações que possibilitem a alfabetização, a orientação familiar para o acréscimo da introdução à Libras, a primeira língua do surdo. Esta vai beneficiar na construção de novos saberes, e proporcionar não só a comunicação e a interação com o mundo mas também favorecer a construção de uma identidade surda. A respeito do método, surge uma nova perspetiva com o contributo das evidências científicas sobre a eficácia do método fônico, que contempla o ensino-aprendizagem, que instrui o alfabetizador a confiar na eficiência do indivíduo com necessidades especiais e evidencia ser necessário um novo domínio sobre a reciclagem neural, para que este se possa adaptar a esta metodologia. Os resultados evidenciados no decorrer desta investigação permitem novos questionamentos sobre o processo para alfabetização destes alunos, de forma a obter uma experiência significativa, e a proceder ao ajuste de uma prática pedagógica que responda às necessidades da família e dos educadores.