Browsing by Author "Santos, Suemy Braga Rodrigues dos"
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- Atividade docente, alimentação e sono de professores e de alunos com necessidades educativas especiais antes e durante a pandemia por COVID-19, no município de Santana no estado do Amapá, BrasilPublication . Santos, Suemy Braga Rodrigues dos; Silva, Raquel; Saavedra, FranciscoA presente pesquisa intitulada “Atividade docente, alimentação e sono de professores e de alunos com necessidades educativas especiais antes e durante a pandemia por COVID-19, no município de Santana no estado do Amapá, Brasil” tem como objetivo investigar a atividade e as estratégias que os professores utilizam com os seus alunos com necessidades educativas especiais e conhecer os hábitos de sono e alimentares destes professores e alunos, antes e durante a pandemia por COVID-19. Pois, com isso, pretende-se destacar a importância dessa tríade: atuação docente, alimentação e sono, além de suas influências na qualidade da aprendizagem dos alunos, principalmente, os alunos com necessidades educativas especiais. Para tanto, o método utilizado na pesquisa foi um desenho de cariz quantitativo, onde coletouse os dados dos participantes por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas direcionados para os participantes da pesquisa que foram 50 (cinquenta) participantes, de 2 (duas) escolas, sendo na Creche Iraídina Pinheiro Sanches, que atende a modalidade de Educação Infantil e na Escola Estadual Osvaldina Ferreira da Silva que atende a modalidade do ensino fundamental II, ambas localizadas no Município de Santana no Estado do Amapá. Sendo assim, participaram da coleta de dados 20 (vinte) professores (ensino regular e especial) 15 (quinze) alunos do Ensino Médio e 15 (quinze) alunos da educação infantil representado pelos pais e/ ou responsáveis. Os resultados mostraram com a pandemia do COVID-19 a rotina diária de professores e alunos mudou repentinamente, sobretudo, na transição sem preparação adequada do ensino presencial para o virtual. Com essas mudanças a atividade docente (ensino regular e especial) precisaram ser modificadas, pois devido ao isolamento social não era mais possível o atendimento nas escolas dos alunos com necessidades educativas especiais. Dentre as estratégias adotadas pelos professores elaboraram apostilados (atividades remotas), atividades adaptadas para que os alunos estudassem em casa e resolvessem as atividades, além disso, outra estratégia adotada pelos professores foi a criação de grupos de WhatsApp com os pais ou responsáveis dos alunos, visando orientar diante do auxílio aos filhos na resolução das atividades, com isso os hábitos de sono e alimentares antes e durante a pandemia do COVID19 dos professores e alunos foram modificados, pois a rotina diária desse público foi afetada pela pandemia.