Browsing by Author "Santos, Maria Eneida Costa dos"
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- Gestão escolar e as políticas de educação inclusiva: o papel do gestor escolar na implementação das políticas públicas inclusivasPublication . Santos, Maria Eneida Costa dos; Alves, Ana Paula AntunesDesde o surgimento do paradigma da inclusão, por meio do qual ficou claro que não é a pessoa que possui alguma limitação que tem de adaptar-se à sociedade e sim o inverso, que a sociedade, tanto nacional quanto internacional, tem tentado se organizar na tentativa de garantir o acesso à educação de todos os cidadãos a tudo que a constitui e a caracteriza, independentemente das peculiaridades individuais. No Brasil, para a implementação da política de educação inclusiva e, consequentemente, para o início do processo inclusivo das pessoas com necessidades educacionais especiais – PNEE’s, na rede regular de ensino, foi criado o Programa “Educação Inclusiva: Direito à Diversidade”, com o objetivo de capacitar gestores e educadores para contribuírem nesse processo. Por considerar o gestor escolar um dos principais responsáveis, pelo sucesso e/ou insucesso da inclusão escolar – visto a posição do cargo que ocupa e, consequentemente, o poder que possui de influenciar no comportamento das pessoas – optou-se por analisar o papel desse profissional na implementação das políticas públicas inclusivas. Com base nos resultados, podemos afirmar que, o gestor da escola municipal de ensino objeto deste estudo, apesar das dificuldades enfrentadas no decorrer do processo, tem exercido um papel decisivo, desenvolvendo inúmeras ações as quais tem contribuído para o sucesso da inclusão das PNEE’s, nas classes comuns da referida escola .