Browsing by Author "Santos, Grace Leni Penedo dos"
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- Atratividade do mercado brasileiro para a internacionalização das instituições de Ensino Superior PortuguêsPublication . Santos, Grace Leni Penedo dos; Cardoso, AntónioA internacionalização institucional de universidades ou a internacionalização de pesquisas científicas, por exemplo, impulsionam intercâmbios de alunos que querem estudar fora do país. A pergunta-problema do estudo é: Qual a atratividade do mercado brasileiro para a internacionalização das instituições de ensino superior portuguesas? O objetivo da pesquisa é compreender a atratividade do mercado brasileiro para a internacionalização das instituições de ensino superior portuguesas. Para atingir esse objetivo, visa-se: a) avaliar o potencial do mercado das IES no Brasil; b) determinar quais os cursos mais procurados pelos brasileiros; c) determinar as condições para a entrada das IES no Brasil; d) averiguar a alternativa de entrada no mercado mais adequada e as características de oferta a serem implementadas e; e) mensurar o potencial de crescimento do mercado brasileiro. O método empregado na pesquisa foi o indutivo, adotando-se técnicas quantitativas e qualitativas em cinco fases. Contou-se ainda com o design de pesquisa descritivo associado à pesquisa explicativa. Os dados foram coletados por questionários online e por meio de entrevistas semiestruturadas. Contou-se ainda com as análises, estatística na mensuração dos dados e a descritiva na explicação das variáveis. Os resultados levaram à compreensão do processo de internacionalização das instituições de Ensino Superior, considerando-a uma realidade contemporânea necessária para o mercado da educação do século XXI. Contudo, para internacionalizar uma IES é preciso ir além da oferta de um ensino de qualidade, adentrando estratégias empresariais específicas que ajudem a divulgar de forma adequada a universidade aos potenciais candidatos de uma pós-graduação. As contribuições se estendem aos alunos de ensino médio e superior, bem como às universidades com visão de internacionalização. A conclusão confirma, portanto, que a internacionalização das IES é atrativa para ambos os mercados, brasileiro e português.