Browsing by Author "Santana, Isabella Andrade"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Beber para saciar a sede ou para aparecer? Um estudo de caso sobre a (in)eficácia orgânica e a (in)sustentabilidade ambiental no consumo de águas gourmet no Brasil e PortugalPublication . Santana, Isabella Andrade; Torres, RuiO tempo e o desenvolvimento cultural lograram cimentar nas mentes das pessoas uma tendência ao consumo de produtos gourmet. Dentro dessa categoria se encontram diversos produtos e um deles será abordado ao longo desse trabalho, qual seja, a água. Esse mercado vem crescendo e em alguns países ele encontra-se em ampla ascensão, conquistando cada vez mais consumidores. Nessas condições, o presente estudo tem como objetivo analisar o mercado e a propaganda das águas gourmet nos países, Brasil e Portugal. Considerando o mercado mais alargado de águas envasadas, passando pelas circunstâncias da produção e as grandes empresas, pretendemos promover um debate sobre as águas gourmet, destacando elementos como o seu mercado objetivo, isto é, clientes que sabem valorizar produtos que marcam tendências e transmitem uma sensação de bem-estar e exclusividade. Esses consumidores se encontram nos dois países analisados e consomem água em lojas gourmet, restaurantes e hotéis, no geral, homens e mulheres profissionais maiores de 25 anos, com poder aquisitivo, que privilegiam a exclusividade, se encontram em busca de produtos que os diferenciem dos demais e, no caso das águas envasadas, geralmente optam pelas águas gourmet. Debateremos ainda a situação das grandes empresas do ramo da água envasada, destacando suas estratégias, as apresentações de seus produtos em supermercados nos dois países, observando o apelo de seu produto e suas garrafas. A metodologia utilizada será a revisão bibliográfica, combinada com a análise das águas gourmet com o respaldo da discussão da pesquisa comunicacional.