Browsing by Author "Saal, Carla Michal Michelle"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A influência da comunicação na relação dentista-paciente: impacto na satisfaçãoPublication . Saal, Carla Michal Michelle; Gaio, SofiaIntrodução: A comunicação é a ponte que liga o médico-dentista ao paciente. Através dela, é possível estabelecer um relacionamento de confiança, obter informações precisas sobre a saúde oral, explicar o diagnóstico e o plano de tratamento bem como gerir as expectativas do paciente e motivá-lo para a adesão ao tratamento. Apesar da sua importância na medicina dentária, diversos desafios podem comprometer a eficácia desse processo: Medo e ansiedade do paciente, dificuldade em explicar procedimentos técnicos, barreiras linguísticas e culturais ou até a falta de tempo. Objetivo: Desta forma, o objetivo principal deste estudo é explorar a importância da comunicação na relação dentista-paciente e a sua influência na satisfação do paciente. Metodologia: Para a realização deste trabalho foi elaborado um questionário, que foi aplicado através da plataforma online “Google Forms” aos indivíduos que tenham tido uma consulta dentária no último ano e que aceitem participar voluntariamente no estudo. Para a elaboração desta dissertação, foi também realizada uma pesquisa bibliográfica, nas bases de dados ScienceDirect, Google Scholar e PubMed, cuja estratégia de pesquisa envolveu a utilização de termos específicos e relevantes para o estudo da comunicação dentista-paciente. Resultados: A amostra desde estudo foi de 52 participantes, com 80,8% correspondendo ao sexo feminino. 84,6% dos participantes já tinham tido uma consulta com o médico dentista que os atendeu da última vez e 96,2% afirmou que o médico-dentista cumprimentou de uma forma que os deixou confortáveis. Também 86,5% afirmaram que o médico dentista falou em termos que puderam compreender com uma percentagem idêntica a relatar que o médico-dentista verificou se tinham entendido o que lhes tinha sido explicado. Contudo, apenas cerca de metade dos participantes indicaram que o médico dentista os incentivou a fazer perguntas e 71,1 % afirmaram que o médico-dentista demonstrou cuidado e preocupação durante a consulta. Verificou-se também a existência de uma relação significativa entre o interesse demonstrado pelo médico-dentista no que os pacientes tinham a dizer e a atenção que lhes foi dada. Embora os resultados deste estudo indiquem que, no geral, os dentistas apresentam uma boa comunicação com os seus pacientes será importante desenvolver no futuro estudos que avaliem a comunicação dentista-paciente não só da ótica do paciente como também da ótica do médico dentista. Conclusão: A perceção dos pacientes sobre a qualidade da comunicação tem influência sobre a sua experiência, satisfação e fidelização ao profissional.
